• Carregando...

Ao mesclar bossa nova e elementos eletrônicos, passando longe da já desgastada fórmula do drum'n'bass, a cantora carioca Bebel Gilberto conquistou, há cinco anos – época do lançamento de seu primeiro registro, Tanto Tempo –, um lugar para si. Não apenas entre os gringos da Nova Iorque, onde mora desde 1991, mas também em meio aos brasileiros, que, sem querer, dificultaram uma tentativa de Bebel em se lançar como cantora em meados da década de 80, graças à cobrança relacionada a sua raiz genealógica – ela é filha de João Gilberto com Miúcha e sobrinha de Chico Buarque.

Em 2000, Bebel tratou de não perder tempo e pegou carona no sucesso de seu registro de estréia para lançar Tanto Tempo Remixes, uma releitura do álbum composta por canções eletrônicas produzidas por nomes de peso como Mario Caldato (Beastie Boys), e Peter Kruder (da dupla Kruder & Dorfmeister), entre outros. De cafés nova-iorquinos às pistas de dança cariocas, a voz aveludada da cantora garantiu seu espaço com canções acústicas e batidões que acabam em samba.

A boa recepção de público e crítica repetiu-se no ano passado, com o lançamento de Bebel Gilberto, segundo álbum da cantora pelo selo Six Degrees. A estratégia de um relançamento remixado acaba de ser posta em prática novamente, com alguns méritos, em Bebel Gilberto Remixed.

Trazendo um time de produtores renomados e DJs da nova safra, o álbum (da mesma forma que Tanto Tempo Remixes) não é, em nenhum aspecto, superior ao trabalho que lhe deu origem – perde-se muito do melhor ingrediente do trabalho da artista: a sua voz. Porém, a brasileirice sofisticada de Bebel rende momentos interessantes quando colocada sob arranjos modernosos e bases eletrônicas.

E não faltam exemplos. A belíssima bossa-nova "Simplesmente" ganha ares de downbeat no remix do DJ e produtor britânico Tom Middleton (Aphex Twin), preservando os arranjos originais da canção e os vocais de Bebel na íntegra. A releitura de "Cada Beijo", feita pelo duo norte-americano Thievery Corporation, aposta na mistura de samba e trip-hop. A balada "O Caminho", remixada por Guy Sigsworth (Björk), vem sendo bastante executada nas FMs brasileiras, além de embalar o amor platônico dos personagens Julieta (Fernanda Rodrigues) e Gilbraltar (João Velho) na novela das sete A Lua Me Disse.

Da nova geração, os destaques ficam por conta da versão broken beat para a clássica "Baby", produzida pelo duo londrino Yam Who?. Já a dupla de Nova Orleans Telefon Tel Aviv (Nine Inch Nails) dá um toque experimental à lentíssima "All Around", enquanto "Next To You"ganha uma sonoridade próxima a dos franceses do Air com o trabalho de Steve Hillier, integrante do Death in Vegas.

Se Bebel Gilberto seguir a média estabelecida até agora, de lançar um álbum novo a cada quatro anos, os remixes devem ser uma boa opção para os que anseiam por novos trabalhos da cantora. Mais que apenas a inserção de beats dançantes, Bebel Gilberto Remixed desconstrói as canções originais, causando uma certa sensação de ineditismo que dura pouco. GGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]