• Carregando...
Hopkins: insuperável, ator trabalha com Allen pela primeira vez | Divulgação
Hopkins: insuperável, ator trabalha com Allen pela primeira vez| Foto: Divulgação

O novo filme do Woody Allen nos possibilita ao menos duas leituras: é sobre a finitude do amor, e essa seria uma visão mais pessimista ou conservadora; ou, olhando o copo de uísque meio cheio, é sobre a necessidade que temos de buscar algo novo, que nos faça, como um dos personagens mesmo diz, "dar um gás na vida".

Você Vai Encontrar o Homem dos Seus Sonhos, apresentado na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é um filme sobre relações humanas. O cenário é Londres, não Nova York, mas todas as características do trabalho de Woody Allen estão lá. Em especial as ótimas atuações de seus escolhidos e o deboche com bom gosto das situações contraditórias da vida.

Alfie (Anthony Hopkins, insuperável) e Helena (Gemma Jones) são casados há 40 anos. Se dão bem, mas não é como no começo.

Alfie deixa Helena e com ajuda de Viagra parte para uma aventura com uma menina clichê-liberal chamada Charmaine. Helena se perde, abandona toda sua racionalidade, se entrega ao uísque e às dicas de uma vidente charlatã chamada Cristal.

Igualmente infeliz no casamento, Sally (Naomi Watts), tem uma queda por seu novo patrão, Greg (Antonio Banderas). E este, veja você, é casado, mas a coisa já está desandando há algum tempo.

O marido de Sally, Roy (Josh Brolin), é um médico formado, mas desiste da possível carreira de sucesso para dar vazão à sua verve de escritor – mais uma vez, a insatisfação está presente.

Roy escreve um livro que faz relativo sucesso e fracassa nas outras tentativas. Até que dá uma de mau-caráter e é novamente aceito pela editora. Ah, Roy se envolve com Dia (a bela Freida Pinto), vizinha que toca música erudita ao violão e só se veste de vermelho. Como numa teoria do caos amorosa, Dia acaba seu noivado para ficar com o pseudoescritor.

Todos os personagens estão em movimento. Se apegam à bebida ou a crenças diversas para enxergar um futuro positivo, principalmente no que diz respeito a relacionamentos.

Com personagens interessantíssimos e um mote que acaba por atingir absolutamente todos que assistem ao filme, Woody Allen se reinventa mesmo abordando novamente relações amorosas inconstantes. Em Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, a gargalhada vem logo acompanhada de uma mão no queixo ou de um olhar para cima, em busca de lembranças quase perdidas que todos temos.

O jornalista viajou a convite da Mostra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]