• Carregando...
Suíte 1: Conversas sobre temas os mais corriqueiros vão resgatar a vida do personagem interpretado por Ranieri Gonzalez | Cláudia Ribeiro/ Divulgação
Suíte 1: Conversas sobre temas os mais corriqueiros vão resgatar a vida do personagem interpretado por Ranieri Gonzalez| Foto: Cláudia Ribeiro/ Divulgação

Repertório

A Companhia Brasileira de Teatro, fundada em 1999 por Marcio Abreu, tem no momento quatro peças em seu repertório, que costumam e podem ser montadas permanentemente. São elas:

Apenas o Fim do Mundo, texto de Jean-Luc Lagarce

Volta ao Dia..., baseada em Júlio Cortázar.

O Que Eu Gostaria de Dizer, com dramaturgia de Bianca Ramoneda, Luis Melo, Marcio Abreu e Márcio Vito.

Suíte 1, texto na íntegra de Philippe Minyana.

Para 2010, a trupe prepara um espetáculo sobre Paulo Leminski. Leituras públicas serão realizadas ainda este ano, enquanto são feitas pesquisas e outras imersões na obra do poeta curitibano.

Se as conversas, de praticamente todo e qualquer cotidiano, são quase sempre iguais (ou variações a respeito das mesmas questões), cinco atrizes dialogam com um ator e tentam, por meio de palavras e entonações vocais, extrair algo que o incomoda.

Em cena, a simulação do que pode ser uma cozinha – ou mesmo uma sala de jantar. Durante 55 minutos, os seis personagens permanecem no campo de visão do público. Um enredo não-linear. Um tema atemporal: a eterna crise em que se encontra o ser humano, mesmo e quando não sabe que algo o perturba e exige transformação.

Suíte 1, texto do dramaturgo francês Philippe Minyana, numa montagem da Companhia Brasileira de Teatro, já percorreu diversos palcos e espaços cênicos do Brasil. A tradução, inclusive, é assinada por Giovana Soar, que interpreta uma das personagens femininas.

A obra foi pinçada em meio a muito do que se produz na contemporaneidade por dialogar com o objetivo da trupe de Marcio Abreu, que é estar com os olhos bem abertos e os pés fincados no presente.

Nadja Naira, que representa uma das mulheres (além de assinar a iluminação), e Ranieri Gonzalez, o único personagem masculino, salientam que o espetáculo pode ser entendido como uma "partitura musical".

Explica-se: o texto é dito na íntegra. "Não há cacos nem improvisos", garante Nadja. Há, sim, sequências de falas, pontuadas por calculadas pausas, que provocam – inclusive – efeitos sonoros. "O elenco é como uma orquestra. Daí a necessidade de a gente ter de ensaiar muito antes de cada temporada", diz Gonzalez. Ele permanece sentado durante toda a montagem (em uma cadeira giratória). O elenco se alimenta durante uma fala e outra. A comida chinesa, que fica dentro de uma geladeira, costuma chegar (via motoboy) minutos antes da abertura das cortinas.

Se Nadja Naira opera a luz ali mesmo enquanto Suíte 1 acontece, Chiris Gomes canta e toca teclado, e doses de café são preparadas por Giovana Soar. Cristiane de Macedo, por sua vez, lê trechos diretamente de um exemplar bilíngue. E, em meio a conversas, as mais coloquiais possíveis, nenhum personagem fala diretamente de si, apenas dos outros, e assim é feito o corpo da peça.

A comédia dramática, apesar de gerar risos (no interior de São Paulo, uma sessão de gargalhadas ultrapassou 20 minutos), trata de questões sérias, – tanto que depois dos aplausos, os atores encontram-se completamente cansados, esgotados emocional e fisicamente.

Desde a estreia, no início de 2005, no Sesc Copacabana (RJ), incluindo a turnê que partiu de Osasco rumo a Araraquara (e mais 13 cidades), temporadas em São Paulo e mesmo em Curitiba, a estrutura da peça permanece igual. "É a mesma e difícil, mas recompensadora, montagem desde que começamos", enfatiza Nadja.

Suíte 1, no fim das contas, desnuda os impasses de um personagem que repete, como se fosse um mantra, a frase "Não quero falar sobre isso" – o que, de certa maneira, revela a psicologia do homem vivido por Ranieri Gonzalez.

* * * * * * * *

SERVIÇO

Suíte 1. Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655), (41) 3322-7150. Direção Geral: Marcio Abreu. Com Ranieri Gonzalez, Christiane de Macedo, Chiris Gomes, Giovana Soar, Nadja Naira e Thais Tedesco. De quinta (12) a sábado (14), às 21 horas. Domingo (15), às 19 horas. Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (Estudantes e portadores do Cartão Teatro Guaíra).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]