Aproximadamente 75% de todo o Paraná deve ser contemplado com ações culturais promovidas pelo primeiro edital do Profice, a lei estadual de incentivo à cultura. Segundo informações da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), as mais de 700 propostas inscritas no programa apontam realização de atividades em 300 municípios paranaenses.

CARREGANDO :)

Os dados foram levantados com base nas informações constantes nas propostas registradas no Sisprofice, sistema desenvolvido especificamente para o programa.

No total, a Seec recebeu projetos de 75 municípios do Paraná. Dos 703 projetos inscritos, 462 (65,8%) são de proponentes de Curitiba e 241 (34,2%) de municípios do interior do Estado.

Publicidade

Secretaria da Cultura abre cadastramento para pareceristas

Processo vai ajudar a compor banco de dados de pessoas interessadas em prestar serviços de análise e emissão de pareceres técnicos sobre projetos culturais

Leia a matéria completa

Destes, Londrina foi a cidade que mais apresentou projetos, com 29 inscritos, seguida por Maringá com 17 propostas. Cascavel conta com 14, Ponta Grossa e Francisco Beltrão com 11 e Campo Largo, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos com oito projetos inscritos.

Veja também
  • Verba do Profice segue indefinida

Renata Mele, da Coordenação de Incentivo à Cultura da Secretaria, afirma que, mesmo com a concentração esmagadora de projetos inscritos por proponentes da capital, os produtores se preocuparam em descentralizar as ações, indicando a realização de atividades culturais em todo o estado. Por isso, as propostas devem chegar a 300 dos 399 municípios do Paraná.

Com relação à escolha dos municípios para realização dos projetos, um dos itens do edital, 467 propostas apontaram cidades com mais de 100 mil habitantes, seguido por 121 para cidades entre 20 e 100 mil, e 114 para realização em municípios com até 20 mil habitantes.

Publicidade

Habilitação

Depois de encerrada a fase de inscrições, o Profice está agora na fase de habilitação dos projetos inscritos. Nesta etapa são verificadas as exigências do edital em relação ao preenchimento correto do formulário; à legitimidade do proponente; à regularidade da documentação obrigatória e específica solicitadas.