• Carregando...

"Fazer Camus é um estímulo para o ator", afirma o diretor Marcelo Marchioro, referindo-se ao escritor e filósofo argelino Albert Camus. Ele dirige a adaptação de um dos livros do autor, A Queda, estréia de hoje na Oficina do Ator Cômico, às 21 horas.

O ator Mauro Zanatta, responsável pela adaptação da tradução brasileira para o palco, interpreta João Baptista Clemente, um advogado que se considera o supra-sumo do cidadão exemplar e carrega um discurso social infalível na ponta da língua. Uma noite, ao retornar para casa, ele presencia um suicídio em uma ponte, mas não faz nada para evitá-lo. Perseguido pela própria consciência, ele resolve instalar o escritório em um boteco de periferia. Lá, dedica-se a emitir confissões públicas sobre sua vida, sem, no entanto, admitir-se culpado pelo episódio na ponte.

"É um personagem muito complexo, que vai se traindo ao longo da narrativa e, só no final, admite seu erro", explica Marchioro. Albert Camus está ao lado do filósofo Jean-Paul-Sartre quando o assunto é existencialismo. Temas como morte, solidão e suicídio são recorrentes em sua obra, que procurou dar conta da angústia e dos conflitos característicos do homem moderno. Seus personagens angustiados, ao ponto de encarar o absurdo, poderiam ser perfeitamente adaptados aos tempos atuais. Marchioro conta a peça explicita esta relação entre o livro (escrito na década de 50) e o mundo contemporâneo, embora não haja transferência temporal.

Serviço: A Queda. Oficina do Ator Cômico (R. Lamenha Lins, 1.429 – Rebouças). Adaptação e atuação de Mauro Zanatta. Direção de Marcelo Marchioro. Quartas e quintas-feiras, às 21 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia). A peça será apresentada para 20 pessoas por noite, por isso, será necessário reservar ingressos pelo telefone (41) 3332-43-61. A renda será revertida para a Associação de Caridade à Criança Especial Carente à Associação Casa do Agasalho – Creche Estrelinha do Céu. Até 30 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]