A organização do festival literário Litercultura, que vai acontecer em Curitiba entre os dias 16 e 18 de agosto anunciou nesta quarta-feira (19) que a conferência de abertura do evento será feita pelo escritor argentino canadense Alberto Manguel.
O tema da palestra também já está definido: Manguel vai falar como a literatura pode nos ajudar a construir um mundo melhor.
O escritor nasceu em Buenos Aires, em 1948, e radicou-se no Canadá. É escritor, tradutor e antologista. É reconhecido e respeitado no mundo todo por livros como "As Aventuras do Menino Jesus", "A Mesa com o Chapeleiro Maluco: Ensaios Sobre Corvos e Escrivaninhas", e "A Biblioteca à Noite" (todos publicados no Brasil pela editora Companhia das Letras).
O Litercultura é organizado pela editora Manoela Leão e tem curadoria de Mário Hélio Gomes. O projeto tem patrocínio do Banco Itaú, captado por meio da Lei Rouanet, e apoio institucional da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e da RPC TV.
Mais nomes Já estão confirmados na escalação do festival, além de Manguel, o escritor português Gonçalo M. Tavares, a atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, e o jornalista e escritor Silio Bocanera.
Além disso, os organizadores pretendem trazer alguns autores do Uruguai, Argentina, Colômbia e Chile. A programação completa deve ser anunciada nos próximos dias.