No balé clássico, prima-se pela abertura en dehors (para fora), pela simetria de movimentos e pela postura ereta| Foto: Ilustração: Felipe de Lima Mayerle

Transição

O clássico como diferencial

A dança clássica deixa suas marcas no corpo e na movimentação do bailarino. Na dança contemporânea, alguns consideram esses vestígios como vícios. Mas para o professor da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil Amarildo Cassiano a técnica clássica é um diferencial e, na opinião dele, o bailarino de contemporâneo já vem mais lapidado quando teve aulas de balé.

O professor dá aulas no Núcleo de Dança Contemporânea da escola do Bolshoi e considera que é muito mais fácil transitar do clássico para o contemporâneo do que fazer o caminho oposto. "[No contemporâneo], a gente vai trabalhar muito mais a postura paralela. Já a dança clássica é totalmente anti-humana, a gente trabalha totalmente para fora [en-dehors]. Então, essa inversão da dança contemporânea para a clássica é muito mais difícil."

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Qual a importância do ballet clássico para outras danças?

O G Ideias deste sábado entrou no mundo da dança. Para pesquisadores da área, a experiência inicial no mundo das sapatilhas não precisa estar atrelada ao aprendizado do balé classico.

O pensamento contrariou muitos professores e bailarinos que acreditam sim que o balé é a base de tudo e discordam de outras afirmações feitas -- como a de que para se fazer ballet é preciso ter um corpo "predisposto" para a arte.

Já outros concordam com os novos teóricos e acreditam que muitas das novas manifestações de dança independem do plié,dégagé ou relevé.

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Confira algumas opiniões (enviadas por e-mail).

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A tradição – ou o senso comum – recomendam que a melhor maneira de uma criança iniciar o contato com a dança é por meio do balé clássico e, quanto mais cedo, melhor. Por isso, é comum encontrar mães a vestir suas meninas de três anos de idade com collant cor-de-rosa e coque nos cabelos ainda ralos para as aulas de baby class. Se a escolha das meninas (ou meninos) for outro gênero de dança, pouco importa, já que muitos ainda acreditam ser o balé a base para todas as outras danças. Esta tentativa de fabricar bailarinas, contudo, tem pouca ligação com o que os pesquisadores do ensino de dança defendem para a experiência inicial com esta expressão artística.

A diretora do Vila Arte Espaço de Dança, em Curitiba, Cintia Napoli, reconhece que a técnica clássica desperta mecanismos fantásticos do corpo, mas diz que se um bailarino escolher outro gênero e desenvolver uma boa base, a relação com a dança evoluirá satisfatoriamente. Apesar de ter tido as primeiras aulas aos cinco anos, Cintia considera que o balé não é uma técnica para começar muito cedo, porque as crianças tomam como única perspectiva o que veem as bailarinas adultas fazendo. "A criança não desenvolve a criatividade, nunca passa pela experiência do próprio corpo, não faz ideia dos próprios desejos, não tem autonomia."

Encostar a perna na orelha, exibir um colo de pé bonito e girar muitas piruetas com perfeição são parte do imaginário de jovens aprendizes de balé. Os exercícios repetitivos e os métodos desenvolvidos ao longo de séculos ajudam a aproximação com esta técnica. Mas formar um bailarino clássico que execute os passos com perfeição, ou pelo menos perto disso, requer aptidão anatômica. É preciso ter pés, joelhos, coluna, articulações, enfim, o corpo todo naturalmente preparado para o perfeito en-dehor (a posição em que os bailarinos precisam trabalhar a maior parte do tempo, com pés, joelhos e quadris virados para fora).

Um dos entraves para o desenvolvimento de um bailarino é esta perspectiva, como se o balé fosse a única linguagem. Como se só fosse dança o que a bailarina longilínea executa nas pontas dos pés. "Quando a menina chega à adolescência e se descobre uma bailarina que não é ideal para aquilo, tem a sensação de que a dança bateu a porta na cara dela", diz Cintia.

A professora de dança Mábile Borsatto chama atenção para o fato de que, quando não é trabalhado com responsabilidade, o balé pode causar danos físicos, como traumas e deformidades. Ela entende a dança como o estudo do corpo e sua relação com o espaço e o tempo. Mábile acredita que nas aulas de dança contemporânea as crianças têm mais estímulo e liberdade para desenvolver criatividade e capacidade de expressão.

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Diversidade

Pensar no ensino de dança, hoje, exige um olhar para a realidade contemporânea. Assim como a sociedade, a dança também abarca uma diversidade muito grande. O bailarino precisa ser um questionador, um investigador, defende a professora do curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Luciana Paludo.

"O balé ajuda em determinadas modalidades, mas não é só isso. É um mito que sem ele não haja dança de qualidade ", diz. Para ela, com a evolução do ensino, será possível iniciar os pequenos aprendizes com um estudo não direcionado para uma técnica específica, mas para "fazer arte a partir do corpo". Depois, se a pessoa quiser optar por um gênero, já terá um bom conhecimento.

O objetivo das aulas também precisa ser colocado em questão: se é para formar bailarinos profissionais ou para que a criança tenha uma experiência com dança. Luciana conta que procurou apresentar a dança aos três filhos da mesma maneira que ensina, mostrando as possibilidades e dando opção de escolha. Hoje, uma de suas filhas faz faculdade de dança.

Antes de buscar uma academia em que um ou outro gênero seja escolhido, a escola regular pode oferecer o espaço para o primeiro contato com a dança. Para o coordenador do curso de Dança da FAP, Giancarlo Martins, este seria o ambiente mais interessante. "É importante fortalecer o ensino da dança como área de conhecimento na escola, enquanto atividade artística, dada por um profissional licenciado." A partir da primeira aproximação, o estudante poderia ter conhecimento para então escolher um gênero ao qual se dedicar.

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Só na sapatilha

O ensino do balé em Curitiba começou cedo, com uma das primeiras escolas do país:

1927

Surge em Curitiba o Balé Sociedade Thalia, criado pelo imigrante polonês Tadeu Morozovicz, como a segunda escola do país e levando o nome do clube onde funcionava. A segunda escola calcada em princípios modernos foi a do bailarino Jean Vardé, que promovia aulas no clube União Juventus, e em seguida veio a de Thereza Padron, no Clube Curitibano.

1957

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Surge a Escola do Balé Guaíra, criada por Tereza Padron, Aroldo Moraes e Lorna Kay. Em 1968, é estabelecida a formação com sete anos de duração.

1962

Acontece em Curitiba o primeiro encontro de escolas de dança do Brasil, com a realização de aulas no Thalia. O evento foi organizado pelo ator carioca Pascoal Carlos Magno.

1964

A filha de Tadeu, Milena, assume a direção do grupo Morozovicz.

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1969

O primeiro-bailarino do grupo Morozovicz forma, com Yara de Cunto, o Balé Teatro Guaíra, que passa a trabalhar com coreógrafos conhecidos, como Maurice Bèjart, Milko Sparemblek, Tatiana Leskowa, John Butler, Rodrigo Pederneiras, Olga Roriz e Henrique Rodovalho.

1972

O grupo Morozovicz cria o primeiro curso livre de dança moderna no Brasil. "Explorei novas formas no palco, como a dança para a palavra, para poesia, a improvisação ao ar livre, peças de ordem religiosa...", conta a diretora Milena.

1978

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Surge a escola Studio D, com integrantes da família Paula Soares. Em 1981, é criada a academia Petit Ballet, com Rita de Cássia Monte Correia.

1995

Fim do Balé Morozovicz.