• Carregando...

A carreira de Pedro Almodóvar tem duas fases bem distintas. A mais recente e reconhecida pelo grande público teve início com o drama A Flor do Meu Segredo (1995) e reúne belas e delicadas produções sentimentais como Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e Fale Com Ela (2002), que valeram dois Oscars ao cineasta espanhol – respectivamente, melhor filme estrangeiro e roteiro original.

Mas no início da carreira, Almodóvar era identificado pelo exagero e extravagância de seus filmes, a maioria comédias feitas para chocar a conservadora sociedade espanhola da década de 80. Dessa fase, o longa mais famoso é Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (de 1988, primeira indicação ao Oscar do diretor), mas também merece destaque Que Fiz Eu para Merecer Isto?, filme que terá curta temporada de sessões, de hoje a domingo, no Teatro do HSBC (confira horários e ingressos no Ro-teiro).

A produção de 1984 ficou inédita nos cinemas do Brasil até este ano. Na trama, Carmen Maura – parceira constante das primeiras fitas de Almodóvar e que volta a trabalhar como o cineasta em Volver, novo longa que deve ser lançado por aqui em novembro – interpreta Gloria, uma pobre dona de casa, infeliz no casamento e com uma família disfuncional: um marido insensível que lhe trata mal, a mãe avarenta e vários filhos, sendo que um deles é "adotado" por um dentista para ser explorado sexualmente (!). O cenário delirante se completa com a vizinha e melhor amiga de Gloria, a prostituta Cristal (Verónica Fórque, de Kika). GGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]