A apresentação das obras de artes plásticas possuem um caráter mais elitista, sempre vistas em museus e galerias de arte. Mas, com a intenção de aproximar cada vez mais o público das obras, locais como restaurantes e shoppings vêm abrindo espaço para exposições. O roteiro curitibano está sempre sendo renovado com novas mostras em espaços tradicionais e alternativos. Confira algumas exposições que estão acontecendo e programe-se.
Desde sábado o Museu Oscar Niemeyer (MON) abriga a mostra "Amilcar de Castro Programador Visual e Ilustrador de Publicações". O artista mineiro, considerado um dos maiores escultores brasileiros da segunda metade do século passado, tem sua obra em artes gráficas reunida em uma exposição. O objetivo da mostra é exemplificar as sucessivas atuações de Amilcar de Castro na programação visual, com originais e fac-símiles dos trabalhos mais conhecidos, realizados pelo artista em todo o seu período na diagramação e ilustração de publicações, entre 1956 e 2002. Imagens da extinta revista Manchete, e do Jornal de Resenhas da Folha de São Paulo, trabalhos assinados por Amilcar, podem ser vistos na mostra até o dia 28 de maio.
A influência da música no olhar do fotógrafo é o tema da exposição "Sentidos", em cartaz no Museu da Fotografia. As imagens captadas pela fotógrafa Alice Rodrigues desde o ano de 2004, em diversas apresentações musicais, são demonstradas em 28 imagens que estão expostas nos tamanhos 50x75 e 30x45.
Até a próxima segunda-feira (15), o público pode conferir a exposição "Todo Mundo é Atleta", no Piso Cinemas do Shopping Mueller. A mostra apresenta 24 imagens de empresários, profissionais que têm filhos, netos e que, apesar da correria diária, reservam um horário para praticar natação. De autoria do atleta Sandro Herek, o projeto visa desmistificar a idéia de que para praticar esporte é preciso abdicar da vida pessoal ou profissional.
Alternativos
Em homenagens às mães, que tem seu dia comemorado no próximo domingo (14), o restaurante Zafferano abre nesta terça (9) a mostra "Mãe Curitibana", exibindo a visão de nove fotógrafos da capital sobre a vida atual das mães. Estão na mostra trabalhos de Albari Rosa (Gazeta do Povo), Jader Rocha, Raquel Santana, Estúdio Sossela, Marilê Vanin, Priscila Farias, Brasílio Wille, Demmis Nielsen e Andréia Paccini.
Na quinta-feira (11) o bar Retrô inaugura a exposição "Solidão", da fotógrafa Paola De Orte. São imagens em preto e branco que retratam a solidão feminina.
Confira o roteiro de exposições
Serviço: Amilcar de Castro Programador Visual e Ilustrador de Publicações. De terça a domingo das 10 às 18h. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Tel.: 3350-4400. R$ 4,00 (adultos), R$ 2,00 (estudantes), livre (crianças até 12 anos, maiores de 60 e escolas públicas pré-agendadas). Até 28 de maio.
"Sentidos", de Alice Rodrigues. Visitas nos dias úteis das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábado, domingo e feriado das 12h às 18h. Museu da Fotografia (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533) Entrada franca. Até 11 de junho.
Todo Mundo é Atleta. Diariamente das 10 às 22 horas. Piso dos cinemas do Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico) Tel.: 3074-1000. Entrada franca. Até 15 de maio.
Exposição Fotográfica Coletiva "Mãe Curitibana". De terça (9) a sábado das 12h às 14h e das 19h30 às 23h. Espaçoarte Zafferano (Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 638, Centro Cívico) Tel.: (41) 3253-6286. Até 5 de junho.
"Solidão", mostra da fotógrafa Paola De Orte. Retro Bar (Rua Trajano Reis, 351) Abertura quinta-feira (11) às 22 horas.