• Carregando...
Ay, Carmela!, de Carlos Saura, está na programação do ciclo | Divulgação
Ay, Carmela!, de Carlos Saura, está na programação do ciclo| Foto: Divulgação

Na ressaca do Festival de Curitiba, que se encerrou ontem, o Instituto Cervantes apresenta entre hoje e quarta-feira o Ciclo El Teatro Español en el Cine, dentro do qual serão apresentados três longas-metragens baseados em obras dramatúrgicas.

Com direção do cineasta Marcelo Piñeyro (de Plata Quemada), El Método (2005), que no Brasil se chamou O Que Você Faria?, atração de hoje na mostra, parte do texto teatral O Método Grönholm, para contar como, durante as manifestações em Madri contra o encontro entre o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, uma grande corporação, chamada, Dekia, realiza entrevistas para selecionar e contratar um alto executivo entre sete candidatos. À frente do elenco está Eduardo Noriega, um dos astros de Plata Quemada.

Amanhã será exi­­­­bi­­­­­­da a deliciosa comédia Ay, Car­­­mela! (1990), adaptação feita por Carlos Saura (de Ana e Os Lobos e Mamãe Faz Cem Anos) – um dos grandes cineastas espanhóis –, do texto homônimo de José Sanchis Sinisterra. No filme, a personagem-título, vivida por Carmen Maura (de Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos) e seus companheiros, Paulino (Andrés Pajares) e Gustavete (Gabino Diego), formam um grupo de atores cômicos cuja causa é entreter os soldados republicanos durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Cansados da labuta, resolvem interromper as apresentações e se dirigir a Valência, onde acabam presos em uma zona pró-ditador Francisco Franco. Para salvar a pele, têm de pensar em um espetáculo para seus inimigos, os militares fascistas.

O último filme da mostra será A Casa de Bernarda Alba (1987), de Mario Camus. Trata-se de uma adaptação do texto mais conhecido do dramaturgo e poeta Federico García Lorca (1998-1936), assassinado pelo regime de Franco. Conta a história de uma viúva (Irene Gutiérrez Caba), que submete as cinco filhas a uma disciplina rígida, as confinando dentro da casa, as impedindo de viver. Até o aparecimento de um homem, Pepe, o Romano (Álvaro Quiroga), que desestabiliza toda a família.

Serviço

Programação

Veja o que será exibido no Ciclo El Teatro Español en el Cine:

Hoje, às 18h30 – El Método (2005), de Marcelo Piñeyro.

Amanhã, às 18h30 – Ay, Carmela! (1990), de Carlos Saura.

Quarta-feira, às 18h30 – La Casa de Bernarda Alba, de Mario Camus.

Endereço: Instituto Cervantes – R. Ubaldino do Amaral, 927 – Alto da XV, (41) 9213-6768.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]