Autorretrato de Andy Warhol é uma das obras da mostra| Foto: Reprodução

Exposição

Novas Mostras

Museu da Gravura (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533), (41) 3321-3269. Inauguração hoje, às 19 horas. Entrada franca. 2ª a 6ª das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas. Sáb. e dom. das 12 às 18 horas. Até 17 de fevereiro de 2013.

CARREGANDO :)

Em 1995, Curitiba recebeu uma das maiores exposições de gravura já vistas na cidade, com obras de artistas como Andy Warhol e Louise Bourgeois (conhecida no Brasil por sua famosa escultura de aranha, instalada no Museu de Arte Moderna de São Paulo) espalhadas pela capital. Um grupo de artistas vislumbrou a oportunidade como única para adquirir trabalhos, e conseguiram comprá-los um ano depois, via Lei Municipal. Além de algumas dessas aquisições, outras obras que fazem parte do acervo do Museu da Gravura, como Cildo Meireles, Lygia Pape e Hélio Oiticica estarão presentes na mostra Autorretratos, Livros de Artista, Construções e Processos, que inaugura hoje, às 19 horas, no museu.

A seleção, realizada pela coordenadora do Museu da Gravura, Ana González, traz ainda Waltércio Caldas, Amílcar de Castro e o curitibano Poty Lazzarotto. "Não segui uma linha por data e reuni alguns núcleos, como o período construtivo brasileiro, com materiais das décadas de 1950 e 1960", explica. No total, são cerca de 50 obras, entre gravuras e objetos.

Publicidade

Mostrar "para as pessoas o que é delas" é a intenção da curadora com a exposição. "O acervo de um museu, seja em qual parte do mundo, é das pessoas", salienta Ana, que lembra que o que existe hoje no Museu da Gravura foi reunido por ações tomadas pela própria população de Curitiba e da classe artística. "Foi pela vontade de preservar e divulgar o que faz parte do imaginário da cidade."

Mais mostras

Outras duas exposições também abrem hoje ao público no espaço: Inside, com desenhos de Fabrizio Andriani, que apresenta forte influência das histórias em quadrinhos, e O Curinga Está Morto, que reúne objetos, gravuras e instalações de Cynthia Werner. "O Fabrizio foi um dos curadores da Gibicom. Essa exposição ajuda a mostrar ele e seu trabalho. Já a Cynthia é uma frequentadora dos ateliês de gravura, uma artista jovem, com grande potencial", salienta Ana González. Todas as exposições têm entrada gratuita.