• Carregando...
O Rei Gastão recebeu o Prêmio Carlos Saldanha, bancado pelo criador de Rio | Divulgação
O Rei Gastão recebeu o Prêmio Carlos Saldanha, bancado pelo criador de Rio| Foto: Divulgação

Incentivo

Cineasta Carlos Saldanha cria prêmio especial em duas categorias

Um dos grandes apoiadores do Anima Mundi é Carlos Saldanha, diretor dos três primeiros filmes da série A Era do Gelo (2002, 2006 e 2009) e de Rio (2011). Agora, o brasileiro empresta seu nome ao Prêmio Carlos Saldanha, bancado por ele mesmo, que criou duas categorias exclusivas para trabalhos nacionais. "Carlos sempre apoiou o festival e, agora, quis ser mais direto no incentivo à produção nacional. Custeou o prêmio em dinheiro para o melhor curta infantil e o melhor curta produzido por estudante’’, conta Aída Queiroz, diretora do evento. Já definidos por Saldanha, os vencedores são Linear (infantil), de Amir Admoni, e O Rei Gastão, de Diogo Viegas (estudante). Cada um recebeu a quantia de R$ 4 mil.

Festival

Anima Mundi – São Paulo

De hoje a domingo (28). Sessões gratuitas e pagas no Memorial da América Latina e no Centro Cultural Banco do Brasil. Confira a programação completa no site www.animamundi.com.br.

O maior festival de animação do Brasil e um dos maiores do mundo, o Anima Mundi, que começa hoje e vai até domingo, em São Paulo, comemora neste ano duas décadas e tem um motivo especial para celebrar. No fim de 2011, o evento foi qualificado para fazer indicações à categoria de melhor curta-metragem de animação do Oscar, o que deixa as produções brasileiras mais perto do prêmio.

Quem explica é Aída Queiroz, uma das criadoras e atual diretora do evento. "Para concorrer à estatueta, todo filme precisa ganhar um festival qualificado pelo Oscar ou ser exibido em salas especiais em Los Angeles, o que só é possível para grandes estúdios. Agora, animadores brasileiros que vencerem o Anima Mundi já estão automaticamente pré-selecionados ao prêmio’’, diz.

No Anima Mundi, enquanto um júri popular seleciona os ganhadores de cada categoria, um especializado escolhe o grande vencedor.

Por conta de seus 20 anos, o festival aumentou o número de sessões e filmes a serem exibidos. Em média, não passavam de 400. Neste ano, são mais de 500, sendo 448 na mostra competitiva. Filmes que marcaram outras edições são destaque na programação, além das tradicionais oficinas.

Ainda comemorando a qualificação ao Oscar, serão exibidas obras já indicadas ou que levaram o prêmio. "São filmes dificilmente encontrados aqui. É uma oportunidade única de prestigiá-los’’, destaca Aída.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]