• Carregando...

Os artistas Antonio Manuel, André Komatsu e Berna Reale foram os escolhidos para representar o Brasil na Bienal de Veneza, marcada para maio do ano que vem.

Com curadoria de Luiz Camillo Osorio, que trabalha ao lado de Cauê Alves, o pavilhão nacional da próxima mostra italiana tenta estabelecer um diálogo entre um artista consagrado, caso de Manuel, e a produção contemporânea, caso de Komatsu e Reale.

Manuel despontou nos anos 1960 no cenário artístico do país com performances e obras de forte pegada política, entre elas a ação em que invadiu nu um vernissage no Museu de Arte Moderna do Rio e suas obras em que manipulava capas de jornal com notícias sobre a ditadura militar.Segundo Osorio, também curador do MAM do Rio, Manuel terá maior destaque no pavilhão do país.

Komatsu cria instalações que refletem sobre a condição das metrópoles brasileiras, em especial São Paulo. Suas obras falam da precariedade e do improviso na arquitetura, uma espécie de urbanidade às avessas.

Talvez mais surpreendente seja a escolha de Reale para integrar o pavilhão. Artista que despontou no circuito nos últimos anos, a performer de Belém vem causando espanto com ações como um sapatear no lixão da capital paraense ou navegar nos canais de esgoto da cidade com uma canoa cheia de ratos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]