O Museu da Gente Sergipana, maior e mais moderno museu multimídia do Nordeste, é o novo atrativo de Aracaju. Localizado no centro de Aracaju, um edifício tombado pelo patrimônio histórico conhecido como o Atheneuzinhooi integralmente restaurado e adaptado para abrigar o novo atrativo da cidade.
O principal intuito do museu é mostrar as origens, cultura, culinária, hábitos, natureza e folclore do estado. Todos os detalhes do Museu são pensados para apresentar aos visitantes a cultura de Sergipe, seja nos jogos americanos ilustrados do Café da Gente, seja nos murais de azulejo pintados por artistas locais que adornam o estacionamento.
Estrutura
O museu ocupa mais de dois mil metros quadrados divididos em salas temáticas, auditório, espaço para exposições temporárias, Loja, Café e outras atrações, tudo permeado por muito conteúdo e tecnologia.
Ao entrar no Museu da Gente Sergipana, pelo Foyer, o visitante já tem contato com a fusão da modernidade da tecnologia e do mobiliário ao estilo arquitetônico eclético do início do século 20 com destaque para a grande escadaria toda restaurada. Neste grande hall encontram-se a Loja da Gente, com lembranças temáticas, objetos de arte e artesanato sergipanos, publicações, CDS e DVDS; uma sala para Exposições Temporárias (leia mais abaixo) e o Auditório com equipamentos de última geração, onde as belezas culturais, naturais e folclóricas de Sergipe estão sintetizadas em um filme em alta definição de 10 minutos, com sons e imagens que transportam por todo o Estado. Ainda no piso térreo, no Átrio, exatamente no meio do prédio antigo, existe o Mapa da Gente instalação que apresenta os oito territórios do Estado com depoimentos em estações de áudio de pessoas de cada região contando curiosidades e aspectos da cultura local. Ao lado, o Café da Gente oferece culinária com ingredientes locais, porém com toque moderno com ambiente acolhedor, já se tornou referência na cena gastronômica de Aracaju. O primeiro andar é onde se encontra a quase totalidade do conteúdo expositivo permanente e interativo do Museu da Gente Sergipana. A começar pela Midiateca, em que apresentações em multimídia e acervo de livros (em sua grande maioria, publicados ou patrocinados pelo Instituto Banese) concentram e detalham todas as informações apresentadas no Museu. Na mesma sala, que fica de frente para o Rio Sergipe, a Renda do Tempo conta a história do Estado. Esta renda sergipana, produzida pelas rendeiras da cidade de Divina Pastora, é considerada Patrimônio Cultural do Brasil. Serviço
O Museu funciona de terça a domingo. Das 10 às 17h durante a semana, e até 16h em sábados, domingos e feriados.
Captura de Maduro pelos EUA desgasta Lula e pode afetar eleições presidenciais no Brasil
Quem é quem no julgamento de Maduro e o que acontece após ele se declarar inocente
Queda de Maduro só deve afetar preços do petróleo no médio prazo
Região do palácio presidencial da Venezuela tem tiroteio após posse de vice de Maduro