| Foto: Fotos: Daniel Castellano

Quem conhece o repórter fotográfico Daniel Castellano, profissional da Gazeta do Povo, sabe que, entre uma pauta e outra, ele arranja um jeito de subir em algum arranha-céu para fotografar. A mania, que começou junto com a carreira, há nove anos, virou projeto, e agora também exposição, “Periscópio Urbano”, que abre no sábado (20), na Biblioteca Pública do Paraná, às 10 horas.

CARREGANDO :)

Veja mais informações no Guia

Veja também
  • Fotografia, objetos históricos e pinturas são tema de novas mostras
  • Galeria expõe trabalhos da Geração 80
  • Lia Comandulli comemora três décadas de carreira
Publicidade

É a quinta mostra individual de Castellano – a inauguração terá também apresentação do pianista Bruno Hrabovsky .

Fotos destacam utilizam cores e geometria para retratar a cidade. 

Com curadoria de Tania Buchmann, as 20 imagens mostram Curitiba de um ângulo totalmente novo, e imperceptível para quem só a observa do chão. “Muita coisa passa batido pelas pessoas”, acredita Castellano.

Outro fator curioso das fotos é que, nem sempre, elas entregam de cara que se trata de Curitiba. Muitas, poderiam retratar qualquer capital do mundo. “Algumas pessoas me perguntam: é Curitiba mesmo? É impressionante o que a gente consegue ver do alto. É completamente diferente”, conta.

Publicidade

Nessa quase uma década, Castellano reuniu perto de mil imagens. Mas, para esta exposição, selecionou, junto com Tania, trabalhos a partir de 2010. “Antes disso, eu ainda não tinha um amadurecimento da ideia. Era mais um fascínio, e não um projeto.”

Reflexão

Periscópio é um aparelho óptico que permite a visualização de cima – é um acessório fundamental em submarinos, para captar imagens acima da água e de obstáculos. E é essa a ideia do fotógrafo: reproduzir imagens, mesmo que existam empecilhos no processo.

Além disso, Daniel deseja que as fotos levem os espectadores a pensar melhor sobre o espaço urbano. “Não são fotos manipuladas. Então, de certa forma, é fotojornalismo, pois retrata o que está acontecendo na cidade. De cima, você percebe melhor o trânsito, dimensiona o pouco espaço que temos. Mas também mostra a beleza dos mosaicos do chão. É uma reflexão sobre como ocupamos a cidade.”

“Periscópio Urbano” fica em cartaz até o dia 20 de agosto.

Publicidade

Veja algumas das fotos em exposição: