• Carregando...

Não é só nos gramados que a competição vai acontecer nesta Copa do Mundo. Artistas de todas as tendências tentam emplacar o "hit da Copa". O ministro Gilberto Gil, o cantor Latino, o Falamansa, e até grupo gospel já lançaram suas canções para animar os torcedores. Os evangélicos entraram na briga, com a coletânea gospel "Brasil com Cristo – Batendo um Bolão", composta de temas como "O Gol de Emanuel" e "Pedala Crente". "Balé de Berlim" é a canção de Gilberto Gil. A banda de forró Falamansa gravou duas: "Hoje É Dia de Copa" e "Mistura de Raça". A gravadora EMI, lançou o álbum "Hexa Brasil!". O CD conta com 13 faixas de Margareth Menezes, Cheiro de Amor, Latino, Harmonia do Samba, Daniela Mercury, Frank Aguiar, e Olodum, entre outros. Ainda assim, "Levada Brasileira", de Daniela Mercury, uma das mais tocadas no último Carnaval, é considerada um dos prováveis hits do torneio.

A música oficial da Copa, escolhida pela FIFA, é uma balada assinada pelo sueco Jorgen Elodsson, "Time of Our Lives", que deveremos ouvir com mais freqüência quando começar a competição.

Flash Back

A escolha de um sucesso não é novidade. A cada quatro anos são lançadas músicas que tentam marcar o evento na memória dos brasileiros. Recorde algumas das mais conhecidas músicas gravadas no Brasil, em homenagem à Copa do Mundo de Futebol:

"A Taça do Mundo é Nossa" – certamente é a mais lembrada de seu tempo. A marchinha, assinada por Wagner Maugeri, Maugeri Sobrinho, Vítor Dago e Lauro Müller, embalou o título, até então inédito, de 1958, na Suécia.

"Pra Frente Brasil" – tema da Copa de 1970, no México, não perdeu a força. Só precisar ter sua letra, escrita por Miguel Gustavo, adaptada de tempos em tempos – o original "90 milhões em ação" hoje deve ser substituído, de acordo com o último censo, por "180 milhões".

"Povo Feliz" – Gravada pelo jogador Júnior às vésperas da Copa de 1982, na Espanha, caiu no gosto do povo graças a um refrão ("Voa canarinho, voa").

"O Mundo é Verde Amarelo" – Exaltação às cores da bandeira e riquezas naturais do Brasil, a música foi interpretada em coro por todos os jogadores que foram ao México, em 1986.

"70 Neles" – Outra da Copa de 1986. Aqui, Gal Costa tentava recuperar o espírito vitorioso do tricampeonato, já que o torneio voltava a ser realizado no México.

"Mexe Coração" – Escrita por Michael Sullivan, Paulo Massadas e Luís Campos, a pedido da Rede Globo. Virou tema do personagem Araken ("O Showman"), famoso por ironizar os times que perdiam para o Brasil ao longo da Copa de 1986.

Acompanhe as notícias da Copa do Mundo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]