• Carregando...

O público terá de aguardar até as 20h30 do dia 14 para conferir uma apresentação de Yang Liu (leia reportagem acima), quando o chinês participará do Concerto de Câmara dos Professores, no Teatro Guaíra. Até lá, resta acompanhar outras opções da programação. Das duas apresentações previstas para hoje, uma explora o repertório romântico voltado a vozes femininas, enquanto a outra reúne os instrumentistas finalistas do Programa Furnas Geração Musical.

"Nesse programa, faremos um paralelo entre a música romântica européia, da Alemanha, Espanha, França, e Itália, e a sua influência e repercussão entre os compositores brasileiros", explica Helma Haller, diretora musical do grupo Collegium Cantorum, que se apresenta hoje, a partir das 19 horas, no Sesc da Esquina.

A formação, um coral composto por 22 cantoras, irá executar um repertório de obras de autores europeus como Franz Schubert, Felix Mendelssohn Bartholdy, Johannes Brahms, Gabriel Fauré, Gioacchino Rossini e Gustav Jenner. "Iniciamos com uma seqüência sacra, com salmos, música litúrgica católica com Fauré, entre outros, para depois passar ao Brasil, com um repertório bem leve, que contará, inclusive, com uma movimentação cênica, para quebrar um pouco usual formalismo desse tipo de apresentação", explica Haller. A diretora artística destaca a peça Branca Aurora, música de Leopoldo Miguez sobre poesia de Fagundes Varela, como "o maior desafio", por sua peculiar concepção harmônica, que cria analogia ao movimento de um raio de luz.

Haller destaca, ainda, o universalismo temático que une os compositores brasileiros aos europeus. "Eles exploram os mesmos temas, como os sacros, a poesia e assuntos mais leves como o amor e os elementos da natureza, ou seja, o canto dos pássaros e o alvorecer. Isso está na poesia de Carlos Drummond de Andrade e Fagundes Varela, mas também nos trabalhos dos compositores alemães", afirma.

O concerto Finalistas do Programa Furnas Geração Musical, hoje, às 20h30, no Canal da Música, reunirá alguns dos participantes do programa de fomento à música erudita da empresa Furnas. Foram organizados três recitais em cada um dos cinco estados atendidos pelo projeto, reunindo os talentos mais promissores de cada lugar para disputar bolsas de estudos no Rio de Janeiro. As apresentações de hoje reúnem o flautista André Martins, a pianista Elizabeth Fadel, o percussionista Alex Teixeira e o violeiro Daniel de Lima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]