• Carregando...
A maranhense mantém o estilo dor de cotovelo antenada com as novidades | Arquivo Gazeta do Povo
A maranhense mantém o estilo dor de cotovelo antenada com as novidades| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Veneza – Atonement, do jovem inglês Joe Wright, inaugurou ontem a 64.ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Veneza, que este ano comemora seu 75.º aniversário de criação.

Baseado no best seller Reparação, do escritor britânico Ian McEwan, Atonement é um filme complexo, que aborda inúmeros temas, do poder da criatividade aos horrores da Segunda Guerra, mas seu grande tema é mesmo o sentimento de culpa, o arrependimento e a necessidade de expiação.

O filme, uma adaptação bastante fiel ao livro, é o segundo dirigido por Joe Wright, que estreou nas telas grandes em 2005 com um sucesso de crítica, Orgulho e Preconceito, outra transposição literária, dessa vez vez de um clássico de Jane Austen.

Como em Orgulho e Preconceito, Atonement também é protagonizado pela inglesa Keira Knightley, além de James McAvoy e Vanessa Redgrave, representantes de várias gerações de intérpretes britânicos que fazem parte do desfile de estrelas convidadas à Veneza. Até 8 de setembro passarão pelo famoso Lido de Veneza astros como George Clooney, Brad Pitt, Scarlett Johansson, Richard Gere, Charlize Theron, Colin Farrell, Julianne Moore e Casey Affleck. No total 22 títulos, além de uma surpresa, cujo autor não se conhece, competirão pelo ambicionado Leão de Ouro, boa parte deles realizados por cineastas independentes dos Estados Unidos e da Ásia.

Brasil

Cleópatra, de Júlio Bressane, e dois documentários brasileiros, Andarilho, de Cao Guimarães, e Anabazys, de Joel Pizzini e Paloma Rocha, também participam em Veneza. Além do filme de Bressane, que será exibido fora de competição, os cinéfilos também poderão ver uma cópia restaurada de A Idade da Terra, de Glauber Rocha. Os dois documentários brasileiros participam na seção paralela Horizontes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]