• Carregando...

O corpo de baile do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, de Florianópolis, divide o palco com a cadela Nina, da raça Border Collie, no espetáculo que tem apresentação única em Curitiba, nesta sexta-feira (17). A montagem "Skinnerbox" é um trabalho pioneiro, assinado pelo coreógrafo e diretor artístico da companhia catarinense, Alejandro Ahmed. O nome do espetáculo tem origem numa caixa criada por um cientista que estudava o comportamento de animais em laboratório. Ahmed explica que a partir do sentido etimológico desta palavra - uma caixa onde são colocadas cobaias para experiência científica de condicionamento -, o espetáculo surge como paradoxo dessa proposta, com uma montagem coreográfica com o foco voltado para o comportamento. "Ele tem a idéia da liberdade como algo que acontece estruturada em cima de disciplina e regra", conta o idealizador.

Além da Nina e dos bailarinos, participam do espetáculo outros corpos que são elementos como trilha sonora, objetos de cena e pequenos robôs. "Nós procuramos fazer com que as regras de relacionamentos entre esses corpos façam com que eles reconheçam a natureza um do outro, e, a partir daí, possam se modificar para poder lidar com essas diferenças. No fundo a gente reconhece as regras para poder ser livre. Essa é a proposta", conclui Ahmed.

A montagem tem patrocínio da Petrobras.

Confira a programação dos teatros

Serviço: Skinnerbox, com o Grupo Cena 11 Cia. de Dança Companhia de Florianópolis, sob direção artística e coreografia de Alejandro Ahmed. Sexta-feira (17) às 21 horas. Guairinha (Rua XV de Novembro, s/nº) Tel.: 3304-7900. R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]