• Carregando...
"Sem Reservas", longa de temática culinária, é a refilmagem de “Simplesmente Martha”, filme alemão de 2001 | Divulgação/Site oficial
"Sem Reservas", longa de temática culinária, é a refilmagem de “Simplesmente Martha”, filme alemão de 2001| Foto: Divulgação/Site oficial

Dois filmes nacionais se despedem das salas de cinema de Curitiba nesta quinta-feira (13). É a última chance de conferir "Baixio das Bestas" e "Primo Basílio". Além deles, também deixam o roteiro a produção australiana "Sem Reservas" e o documentário "500 almas".

"Baixio das Bestas"

Após curta temporada no cine Luz, o filme "Baixio das bestas", segundo longa do diretor Cláudio Assis, deixa os cinemas. O longa já ganhou vários prêmios no Festival de Brasília e foi um dos quatro vencedores do 36º Festival de Roterdã, um dos principais eventos de cinema independente da Europa.

Apesar disso, o filme é descrito como polêmico e indigesto. A ambientado na Zona da Mata pernambucana e conta a história de Auxiliadora, uma menina de 14 anos interpretada pela atriz Mariah Teixeira que é explorada pelo avô. Estão no elenco os atores Caio Blat, Matheus Nachtergaele, Fernando Teixeira, Marcélia Cartaxo e Dira Paes. A fotografia ficou a cargo de Walter Carvalho, paraibano que trabalhou com Assis em seu primeiro longa.

Em 2003, Cláudio Assis lançou "Amarelo manga", filme premiado no Festival de Berlim, na Alemanha, e no Festival de Toulouse, na França, recebendo ao todo mais de 20 prêmios.

"Primo Basílio"

A adaptação cinematográfica do livro do português Eça de Queiroz, publicado em 1878, deveria se chamar "Prima Luísa", em referência à personagem de Débora Falabella. Luísa, casada com o engenheiro Jorge (Reinaldo Gianecchini), leva uma vida pacata de dona de casa. Basílio (Fábio Assunção), seu primo que vive na Europa, retorna ao Brasil e a reencontra. Com a viagem de Jorge para trabalhar na construção de Brasília, Basílio aproveita sua ausência e passa a cortejar Luísa. Mexida com o retorno de sua paixão de adolescência, Luísa tenta se conter. Leonor (Simone Spoladore), mulher frívola e adúltera cujo passatempo preferido é tentar levar a amiga para o mau caminho, resolve botar lenha na fogueira, incentivando Luísa a se entregar para o primo bonitão.

A traição, depois de consumada, é descoberta pela empregada, Juliana (Glória Pires), que passa a chantagear a patroa. Com isto, Luísa vira empregada de sua empregada, que se recusa a fazer os trabalhos domésticos se não receber a quantia exigida de sua chantagem. Refém de sua serviçal, a relação entre Luísa e Juliana, insustentável, vai se invertendo cada vez mais, anunciando um trágico desfecho.

"Sem Reservas"

Com temática culinária, a comédia romântica "Sem Reservas" conta com Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart e Abigail Breslin no elenco. O longa é a refilmagem de "Simplesmente Martha", filme alemão de 2001. A história gira em torno de Kate Armstrong, uma chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito.

Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.

"500 almas"

O documentário "500 almas", dirigido por Joel Pizzini, retrata a cultura dos índios Guató, etnia dispersa pela região pantaneira, decretada oficialmente como extinta nos anos 60. Hoje, a tribo luta para reconstruir sua cultura. Ao tração essa imagem, o filme reflete sobre a importância da língua e da terra para a formação da identidade.

Confira os horários e endereços dos cinemas no Guias e Roteiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]