
Numa visão geral, a internet é hoje, o grande motivador da cena musical independente brasileira (que, ao contrário do que acontece em outros países, não conta com o apoio de rádios ou veículos específicos de mídia impressa). A divulgação de música no site MySpace e o boca-a-boca de amigos que conhecem a banda, são os meios mais rápidos de alcançar o público interessado em novidades.
De olho no poder de alcance das iniciativas independentes, grandes empresas passaram a criar festivais, concursos e projetos musicais visando a atrair não somente as bandas, mas, especialmente, seu público, composto em sua maioria por jovens consumidores antenados com as possibilidades oferecidas pela rede mundial de computadores.
Ironicamente, não são gravadoras que vêm apostando neste segmento, mas sim a indústria de bebidas e alimentícia, por meio de suas marcas mais conhecidas. Com o intuito de ouvir a opinião de alguém que não fosse "amigo" ou "conhecido", o tecladista e baixista Bertrand Morane enviou músicas de sua banda, Autobahn, para o projeto Produtores Toddy, ação promovida pela marca de achocolatados com o intuito de promover um "novo espaço de experimentação e troca de idéias".
"Achei que seria bacana escutar algum comentário de alguém que não conhece ninguém da banda", explica Morane. No projeto, três produtores analisam o material, mas é a banda quem escolhe por quem quer ser ouvido. Participam do projeto: o gaúcho Edu K (De Falla); Kuaker (que já trabalhou com Ratos de Porão e CPM 22) ou Fredi Chernobyl (descobridor do trio curitibano Bonde do Rolê). No prazo de três dias, os produtores dão uma espécie de consultoria à banda, de graça e sem divulgar o nome do grupo (ao não ser que os mesmos o autorizem).
Eis que o Autobahn banda formada em Curitiba no ano passado por Cristian Dieterich (voz e guitarra), Claudinha Bukowski (bateria e voz), Luciano Franco (guitarra e baixo) e Bertrand Morane (baixo e teclados) foi uma das gratas surpresas ouvidas pelo gaúcho Edu K.
"Virei fã dos caras. Eles fazem um som moderno e cantam em alemão, é inacreditável. Outra coisa que me chamou atenção foi o visual da banda, que é muito legal", elogiou o gaúcho em entrevista ao Caderno G, citando ainda as bandas locais Cores D Flores e Black Maria.
Outra que já recebeu o feedback de Edu K foi o trio curitibano de punk rock Magaivers. Com seis anos de estrada e quatro álbuns lançados de maneira totalmente independente, os amigos Rodrigo Porco (vocal e guitarra), Ivan Rodrigues (bateria) e Neto Hog (baixo) também foram elogiados pelo produtor. "Ele gostou. Fez alguns comentários sobre a gravação. Achei o projeto uma alternativa bem viável e prática", conta o vocalista Rodrigo.
Atentos a todas as oportunidades de divulgação os Magaivers também se inscreveram no concurso Dá um Gás na Sua Banda, promovido pelo Guaraná Antarctica. Concorrendo com outras 2 mil bandas inscritas só do Paraná foram 70 , o trio espera ser um dos 40 finalistas, que após serem escolhidos por uma comissão julgadora, passarão ainda por uma votação na internet, que elegerá 20 formações para participar do Guaraná Antarctica Street Festival, evento que acontece no dia 1.º de setembro, em São Paulo.
Em jogo, ainda está um contrato com a gravadora Som Livre para a gravação de um CD com tiragem de 10 mil cópias. "Não estamos nisso pelo prêmio, até porque somos independentes há seis anos e achamos mais funcional trabalhar com plena autonomia. Mais do qualquer outra coisa, estamos em busca de visibilidade", explica Rodrigo.



