Com o lançamento de “Batman vs Superman”, a Warner Bros., dona da DC Comics, espera fazer a mesma coisa que a Disney conseguiu fazer com a Marvel e os Vingadores. Ao juntar seus principais super-heróis no mesmo filme, a companhia espera não só faturar muito, mas dar início a um universo derivado a partir desta história, com filmes para seus personagens mais populares.
A primeira parte do plano já está em andamento, com o lançamento de “Esquadrão Suicida”, ainda em agosto deste ano, no qual Will Smith e Margot Robbie interpretarão criminosos unidos contra o Coringa (vivido por Jared Leto). Para o final de 2017 está prevista a grande cartada: o filme da Liga da Justiça, reunindo Batman, Superman, Mulher Maravilha (já presentes neste “Batman vs Superman”, e novos heróis, como Flash, Aquaman, Cyborg e Lanterna Verde.
Confira no Guia onde assistir ao filme
Flash (Ezra Miller), Aquaman (Jason Momoa) e Cyborg (Ray Fisher), aliás, fazem breves aparições em “Batman vs Superman”, já com os atores que viverão os heróis na Liga da Justiça. Para o plano dar certo, contudo, analistas do mercado estimam que o filme dirigido por Zack Snyder (o mesmo de “O Homem de Aço”, “Watchmen” e “300”) precise faturar muito dinheiro.
É preciso passar a casa dos 800 milhões de dólares em bilheteria (quase três bilhões de reais) somente para se pagar, já que é preciso levar em conta o custo sozinho do filme, 250 milhões de dólares, além do valor gasto em merchandising para promovê-lo. “Vingadores: A Era de Ultron” foi considerado abaixo das expectativas pela Disney, mesmo tendo arrecadado no mundo todo 1,4 bilhão de dólares.
Os primeiros prognósticos são favoráveis para a DC. Segundo a revista Variety, especializada no mercado de entretenimento, o filme deve arrecadar cerca de 300 milhões de dólares apenas em seu primeiro fim de semana de exibição.
A recepção do público, que já assistiu ao filme em suas pré-estreias ao redor do mundo, foi muito boa. No site Rotten Tomatoes, que reúne críticas de usuários comuns, 83% da audiência gostou de “Batman vs Superman”. No IMDB (Internet Movie Database), a nota dada pelos usuários foi de 7,2.
Os críticos, no entanto, não receberam muito bem o filme. No Metacritic, site que compila as notas dadas pela crítica especializada, a nota média está em 47 pontos de 100 possíveis. Brian Roan, do Film Stage, escreveu que “pouco importa sobre o filme: pouco faz sentido”. Ele deu nota 16. Mike Scott, do New Orleans Times-Picayune, mesmo tendo nota 60, afirmou que “o filme se leva muito, muito a sério.”
Quem há de culpar a Warner por levar tão a sério algo que vale, no mínimo, alguns bilhões de dólares?
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Frases da Semana: “Pela primeira vez, os brasileiros estão com inveja da Venezuela”
ONGs relatam mais de 100 mortos sob repressão do regime do Irã, que ameaça EUA