• Carregando...
Miguel Sanches Neto realiza oficina de conto no mês de maio e as inscrições já estão abertas | Celso Margraf / Gazeta do Povo
Miguel Sanches Neto realiza oficina de conto no mês de maio e as inscrições já estão abertas| Foto: Celso Margraf / Gazeta do Povo

Roteiro

A BPP montou uma programação com figuras importantes.

Oficinas

Abril – Crônica com Humberto Werneck, de 27 a 29 de abril, das 14h às 18h. Inscrições até 20 de abril. Maio – Conto, Miguel Sanches Neto. Junho – Poesia, Marcelo Sandmann. Julho – Romance, Luiz Ruffato. Agosto – Leitura, Sérgio Rodrigues. Setembro – Narrativa de ficção, Michel Laub. Outubro – Texto dramático, Marcos Damaceno. Novembro – Reportagem, Eliane Brum.

Um Escritor na Biblioteca

As conversas ocorrem no auditório Paul Garfunkel, sempre às 19 horas: Cristovão Tezza (3 de maio), Elvira Vigna (7 de junho), Luiz Ruffato (26 de julho), Antonio Torres (16 de agosto), Marçal Aquino (20 de setembro), Reinaldo Moraes (4 de outubro), Sérgio Sant’Anna (18 de outubro), Tony Bellotto (29 de novembro) e Milton Hatoum (6 de dezembro).

Outras informações

Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133), (41) 3221-4974. Na internet: www.bpp.pr.gov.br

  • Werneck: aulas sobre crônicas

Este mês, a Biblioteca Pública do Paraná (BBP) passa a ganhar destaque no roteiro cultural da cidade com atrações gratuitas que devem movimentar o prédio na Rua Cândido Lopes.

As novidades são três. A primeira é a Oficina BPP de Criação Literária, uma série de oito cursos – um por mês – com figuras importantes da cena literária brasileira. A primeira, de crônica, será coordenada pelo escritor e jornalista Humberto Werneck entre os dias 27 e 29 de abril, no período da tarde. Funciona assim: os interessados devem enviar até quarta-feira que vem um currículo e uma crônica de até 3.200 caracteres para o e-mail oficina@bpp.pr.gov.br. A seleção dos 20 alunos será feita pelo próprio Werneck. A oficina, vale lembrar, é gratuita.

Já foram confirmadas as oficinas de conto para maio, com o escritor e colunista da Gazeta do Povo Miguel Sanches Neto, de poesia para junho, com Marcelo Sandmann, e outras cinco que abordam áreas como romance, leitura, teatro e reportagem (confira o quadro nesta página).

Sanches Neto também fará a avaliação dos inscritos a partir de currículos e contos de até seis páginas. As outras oficinas terão processos seletivos a definir. O número de vagas foi limitado a 20 porque, dentro de um processo que envolve produção, leitura e discussão de textos, pode ser difícil para o professor dar atenção a turmas muito grandes.

Além das oficinas, a BPP vai retomar um projeto dos anos 1980 chamado Um Escritor na Biblioteca, que leva um autor para falar sobre questões ligadas à leitura e à importância do acesso a livros sempre em terças-feiras, às 19 horas. O colunista da Gazeta do Povo Cristovão Tezza, autor de Um Erro Emocional, é o primeiro da lista, no dia 3 de maio.

A terceira novidade é o projeto Extremos, que já existe no Sesc do Rio de Janeiro. Em uma série de encontros com o público, o escritor José Castello e o diretor teatral Flávio Stein fazem leituras em voz alta de livros na íntegra. Em maio, na BPP, o escolhido é o romance Um Copo de Cólera, de Raduan Nassar.

A programação está sendo colocada em prática com o dinheiro que a BPP arrecada na cobrança de multas e na feitura de carteirinhas – cerca de R$ 100 mil por ano. É com ele que, em junho, deve voltar a circular o jornal da biblioteca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]