Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
dança

Biografia quer perpetuar a cultura de rua

Triunfo, no cruzamento das ruas 24 de Maio e Dom José de Barros,em São Paulo | Arquivo pessoal
Triunfo, no cruzamento das ruas 24 de Maio e Dom José de Barros,em São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)

Certa noite em 2009, o jornalista Gilberto Yoshinaga sonhou que havia escrito a biografia de Nelson Triunfo. Quando acordou, recorda ele, pensou: "Por que não?". Especialista em hip-hop, foi conversar com o biografado, de quem ganhou o aval, e saiu a campo. "O Nelson tem muito para contar e, ao mesmo tempo, é preciso registrarmos esse tipo de história para que ela não se perca e possa ser perpetuada", afirma.

A previsão é de que em outubro chegue às livrarias Nelson Triunfo – Do Sertão ao Hip-Hop, obra apoiada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada ao governo federal. Vai ser o primeiro volume da coleção Hip-Hop & História (HHH), que pretende ser um registro da cultura de rua no Brasil. Pitadas sobre a vida do pai do hip-hop podem ser conferidas no blog http://biografiadenelsontriunfo.blogspot.com/.

Para narrar a trajetória de Nelson Triunfo, Yoshinaga tem colhido depoimentos de familiares e amigos do artista, além de diversas personalidades da cultura. "Ele foi um dos principais difusores da música soul e funk de raiz, introduziu o hip-hop no país e foi o primeiro a utilizá-lo como instrumento de educação alternativa. Também foi pioneiro ao sinalizar que o hip-hop deveria se fundir com elementos da cultura brasileira. Ele mesmo se define como um híbrido de Luiz Gonzaga e James Brown", observa.

Para Yoshinaga, Nelson Triunfo é ainda "uma pessoa à frente de seu tempo". "Ele representa o rompimento de todos os preconceitos e a quebra de padrões", destaca. "Foi pioneiro em quase tudo o que fez e mostrou que é possível ser feliz e vencer na vida fazendo apenas aquilo que se gosta de fazer, mesmo que, de início, seja ridicularizado ou menosprezado pela maioria das pessoas."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.