Era para ser só mais um documentário da produtora paulistana Canal Aberto. O tema: algo ligado ao hip-hop. Mas, quando o personagem escolhido começou a contar suas histórias, a produtora Maria Lucia Angeli Ramos teve um insight: "Esquece o documentário. Esse cara merece um longa-metragem!". Começava ali a ideia de fazer um filme sobre a trajetória do pai do hip-hop nacional.
Triunfo deve ser finalizado ainda neste ano, diz a produtora. Segundo ela, 70% das filmagens já estão prontas, mas ainda falta rodar algumas performances de Nelson Triunfo e seus dançarinos no cruzamento das ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, no centro de São Paulo, considerado o point histórico da dança de rua no Brasil. Faltam também algumas entrevistas com familiares de Nelsão e visitas às cidades onde ele morou.
Personagens importantes do universo hip-hop já deram seu testemunho, caso de OsGemeos, grafiteiros internacionalmente aclamados, e dos rappers Thaíde e Emicida. Celebridades, como o ator Sergio Mamberti, também gravaram depoimento. "Mamberti falou de tudo o que o Nelson representa para a cultura do Brasil", resume Lucia Ramos.
De acordo com a produtora, o roteiro do longa deve seguir uma cronologia, mas vai levar muito em conta os testemunhos dos entrevistados: "Todo mundo só fala bem do Nelson, e ele nem tem noção dessa unanimidade", aponta. "É um cara simples, despretensioso. Muita gente que faz um pouco de fama já fica arrogante, mas com ele é exatamente o contrário. No fundo, nossa ideia principal é mostrar como uma pessoa que vive com tão pouco consegue ser tão feliz."



