• Carregando...
O grupo Shen Wei apresentará A Sagração da Primavera | Shu Lai / Divulgação
O grupo Shen Wei apresentará A Sagração da Primavera| Foto: Shu Lai / Divulgação

Com investimentos anuais que devem ficar entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões, O Boticário, rede de franquias de cosméticos, quer se tornar a empresa conhecida como a maior patrocinadora de dança do país. Além de apoios a grupos (Mímulus e Primeiro Ato, de Minas Gerais) e a festivais de dança (de Joinville e o Internacional Viva Dança), a empresa paranaense vai organizar em 2013 a primeira edição do Festival O Boticário de Dança. O anúncio do projeto foi feito ontem, no Theatro Municipal de São Paulo, pela bailarina Ana Botafogo, que dançou no final do evento com o bailarino Frederico Fernández, do Teatro Colón, de Buenos Aires.

A mostra vai ocorrer simultaneamente, de 1.º a 9 de maio do próximo ano, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, no Teatro Guaíra – a capital paranaense, porém, receberá uma versão mais enxuta de atrações, que incluirá grupos internacionais que nunca se apresentaram no país.

Estão na programação companhias, como a Hofesh Schecter (Reino Unido) – com um espetáculo sobre política moderna marcado por guitarras e percussão tocados ao vivo –, a belga Peeping Tom e o Maribor Ballet, da Eslovênia, com o espetáculo Radio and Juliet – adaptação de Romeu e Julieta , com trilha sonora dos ingleses do Radiohead. Outra atração é o grupo Shen Wei, de Nova York, que trará A Sagração da Primavera, de Stravinsky, obra que completa seu centenário em 2013. As quatro companhias nunca se apresentaram na América Latina. Os grupos nacionais Quasar (Goiânia) e Bruno Beltrão (Rio de Janeiro) também estão na grade da mostra, que tem curadoria do alemão Dieter Jaenicke. "Escolhi produções ainda não vistas no Brasil, com diferentes caminhos e propostas."

Segundo a diretora da Dueto Produções, Monique Gardenberg, parceira do Boticário na realização do festival, Curitiba deve ter quatro grupos a menos na programação, mas ela não soube precisar quais serão. Ainda de acordo com Monique, tudo depende de uma reunião com a direção do Guaíra, que ocorreria na tarde de ontem, e definiria um plano técnico. De acordo com a diretora-executiva do Boticário, Andréa Mota, fazer com que o festival ocorresse também em Curitiba foi um "esforço inegociável."

A jornalista viajou a convite do Boticário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]