• Carregando...

O documentário "Brasileirinho" ainda não tem data para entrar em cartaz no Brasil, mas seu trailer já pode ser visto em sites de jornais europeus, como do espanhol "El País". Os músicos Paulo Moura, Yamandú Costa, Marcelo Gonçalves (do grupo Trio Madeira Brasil) e a sambista Tereza Cristina são os protagonistas do documentário sobre o Chorinho, gênero musical que nasceu na classe média do Rio de Janeiro, na segunda metade do século 19, sob influências européias e africanas.

Esta é a segunda produção sobre a música do Brasil, assinada pelo finlandês, Mika Kaurismaki, radicado no Rio de Janeiro desde o final da década de 1980. Diferente de "Brasileirinho", o primeiro documentário "Moro Brasil" (2002) mostra a música como uma espécie de instrumento de sobrevivência do brasileiro.

"Brasileirinho" teve sua primeira exibição pública, com sucesso, no início deste ano durante a mostra paralela Fórum Internacional do Novo Cinema do Festival de Berlim. Cenas do cotidiano do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, dos salões de gafieira e dos grupos de Chorões estão no documentário. Um dos momentos emocionantes é um solo de violão de Yamandú Costa, para "Carinhoso", de Pixinguinha, gravado ao vivo durante uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, acompanhado pelo coro do público. Também conta com depoimentos como o do saxofonista e clarinetista Paulo Moura, explicando a sua relação com sua clarineta de acrílico, velha companheira de trabalho.

A fita foi produzida em parceria com a produtora brasileira Sky Light.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]