• Carregando...

O carnaval de rua de Caiobá e Matinhos, no litoral do Paraná, que chegou a ser ameaçado, está garantido. Nos dois dias de festa, os trios elétricos começam a tocar às 22h, na Avenida Atlântica, com bandas de axé seguida pela música eletrônica de DJs. Guaratuba, Morretes, Pontal do Paraná, Antonina e Paranaguá também estarão no clima de folia. Cerca de 1,7 milhão de foliões são esperados, a partir desta sexta-feira (16), para pular os quatro dias de carnaval na região das praias. Quem preferir ficar em Curitiba poderá curtir os desfiles das escolas de samba no sábado.

O empresário Milton Meneses, responsável pelo Bloco Tuatara e que ameaçou entrar com um pedido de mandado de segurança na Justiça para impedir a saída da Matimbanda, na noite do sábado (17), e da Caiobanda, no domingo (18), desistiu de pedir o cancelamento judicial da folia. Segundo informações da reportagem do jornal Gazeta do Povo, Meneses havia se desentendido com a prefeitura de Matinhos e desistiu de colocar o Tuatara na rua.

Ele alegou ter sido prejudicado e que haveria irregularidades na contratação, pela prefeitura, da D’Vicz, empresa que promove a festa. Houve também uma questão polêmica, na qual a D’Vicz queria adotar um sistema de carnaval baiano. Neste, os foliões compram um abadá (camiseta) do bloco e têm direito a seguir o trio elétrico em uma área reservada e com segurança. O modelo seria adotado pelo Tuatara.

A polêmica acabou mas o sistema de abadás está mantido para a Matimbanda e a Caiobanda. Serão disponibilizados 300 lugares ao preço de R$ 50,00 para aqueles que desejarem seguir na frente do trio elétrico e mais 500 ingressos de R$ 100,00 para a permanência em camarote VIP. Os dois tipos de ingresso permitirão ao folião curtir as duas noites de folia. A iniciativa não impede a participação popular, pois toda a área atrás dos trios terá livre acesso para quem não comprou os abadás.

Outras praias

Em Antonina, a animação começa às 21h desta sexta-feira com a coroação do rei e da rainha do carnaval e logo depois tem o primeiro baile público da cidade. A Avenida Doutor Carlos Gomes da Costa, mais conhecida como Avenida do Samba, é o palco da folia. No sábado, as "escandalosas" – homens vestidos de mulher – desfilam em Antonina. Paranaguá também abre a festança na sexta, às 18h, com as famosas marchinhas sendo tocadas na Praça Fernando Amaro. A noite acaba com o tradicional baile rubro-negro no Clube Seletão, onde as pessoas devem entrar trajadas nas cores vermelha e preta.

Aos foliões que ficarem nos balneários de Pontal do Paraná, de sexta até a próxima terça-feira, a partir das 23 horas, haverá uma programação com trios elétricos e bandas. A festa acontece em Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema e Shangri-Lá. E para quem não curte axé, pagode, samba ou funk, neste sábado uma alternativa é uma festa rave, programada para a beira-mar do balneário Albatroz. Serão 17 horas de música eletrônica.

Até mesmo em Morretes, onde foi oficializada a "prática do sossego" nos dias de carnaval, um caminhão de som ficará a partir das 22h em frente ao Clube Operário. Na segunda-feira, a Banda de Guaratuba estará nas ruas com cinco trios elétricos. A folia acaba na terça-feira com apresentação de trios elétricos a postos na Praia do Cristo.

Segurança

Para garantir a segurança dos foliões, 1,7 mil policiais militares e civis e bombeiros estarão a postos em todo litoral. As prefeituras de Guaratuba e Pontal do Paraná proibiram o consumo de bebidas em garrafas de vidro nas áreas de folia para evitar brigas com feridos. A mesma medida pode ser adotada em Matinhos.

Serviço: Matimbanda e Caiobanda. Ingressos para camarotes e os abadás podem ser adquiridos nas sorveterias D’Vicz de Caiobá e Curitiba. Informações pelo telefone (41) 3453-2433 e 9177-1722.

Confira a programação completa da folia no litoral e em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]