• Carregando...
Hermes & Renato: programas de meia hora resgatam os melhores momentos do grupo de humoristas, que completa dez anos na emissora. | Divulgação
Hermes & Renato: programas de meia hora resgatam os melhores momentos do grupo de humoristas, que completa dez anos na emissora.| Foto: Divulgação

Guia

Confira a seguir uma seleção dos programas mais interessantes que integram a nova grade de programação da MTV Brasil.

Programas

50 Cent – The Money and the Power: reality show apresentado pelo rapper 50 Cent, em que 14 jovens mostram suas habilidades nos negócios e concorrem a um prêmio de US$ 100 mil, tirados do bolso do apresentador. Segunda-feiras, às 22h30, com reprises aos domingos, às 0h45.

Gordo Visita: João Gordo entrevista músicos e celebridades em suas casas. Segundas-feiras, à meia-noite, com reprises aos domingos, às 21h30.

Hermes & Renato – 10 Anos: série de 19 programas que reúnem o melhor da produção do grupo de humoristas em uma década de atividades. Terças-feiras, à meia-noite, com reprises aos domingos, às 23 horas.

Top Top: listas temáticas apresentadas por Marina Person e Léo Madeira. Quartas-feiras, às 22h30, com reprises às quintas-feiras, à 1h30.

Sap MTV: programa de videoclipes legendados, com letras em inglês e português, apresentados por Luisa Micheletti. De segunda a sexta-feira, às 19 horas.

Coluna MTV: discotecagem comentada. De segunda a sexta-feiras, à 0h45, com reprises aos domingos, às 17h30.

15 Minutos: talk-show humorístico apresentado por Marcelo Adnet e Kiabbo, direto de um apartamento no bairro carioca Humaitá. De segunda a sexta-feira, às 21h45, com reprises aos domingos, às 23h30.

Música

MTV Lab Clássicos: videoclipes que fizeram história na MTV e antes dela existir. De segunda a sexta-feira, das 7 às 9 horas e das 2h30 às 4 horas. Sábados e domingos, das 7 às 9 horas e das 3 às 4 horas.

MTV Lab Now: as novas bandas mais quentes do momento no Brasil e no mundo. De segunda a sexta-feira, das 9 às 10 horas. Sábados e domingos, das 9 às 11 horas.

MTV Lab Toca Aí: músicos pedem seus videoclipes preferidos. De segunda a sexta-feira, das 20 às 21 horas, com reprises de segunda a sexta-feira, das 10 às 11 horas.

MTV Lab Cult Trash: videoclipes tão ruins que são bons e tão bons que são ruins.

De segunda-feira a domingo, das 4 às 5 horas.

No ar desde a segunda-feira passada, a nova grade de programação da MTV brasileira finalmente voltou a privilegiar aquilo que deu origem ao canal: a música. Sob o slogan "em constante mutação", o novo formato adotado pela emissora é totalmente contrário à estratégia defendida dois anos atrás.

Em 2007, a cúpula da empresa decretou "o fim do videoclipe", por acreditar que o suporte não contribuía com o "avanço televisivo" e que apostar no formato seria uma "receita para a queda de audiência", de acordo com as palavras do diretor de programação do canal, Zico Góes, na época.

Desta vez, a constatação dos que comandam a emissora é focada na maneira como o jovem de hoje em dia consome tevê: "sempre conectado, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, com várias janelas abertas".

Partindo desse princípio, o canal agora aposta em programa breves, com duração de quinze minutos, ou seja, o "tempo da internet", segundo as informações contidas no release de lançamento da nova programação.

Outra prioridade da nova configuração são os videoclipes. Ao todo, são mais de 14 horas diárias de música, o que representa um aumento de 50% em relação ao ano passado. A grade reformulada agora conta com 11 programas da faixa MTV Lab – selo que se propõe a indicar o que a audiência deve ouvir, de clássicos a novidades.

Durante uma semana, a Gazeta do Povo acompanhou a estreia da nova programação da MTV, com ênfase no horário nobre da grade, a fim de avaliar os erros e acertos do atual formato e indicar ao leitor quais os melhores horários para ficar sintonizado na emissora.

De fato, a melhora na qualidade e quantidade dos videoclipes exibidos é notável. Entre os programas da faixa MTV Lab, destacam-se os de horário mais alternativo. Pela manhã, das 7 às 9 horas, o MTV Lab Clássicos apresenta boas seleções de vídeos que marcaram a história do canal e também aqueles filmados antes mesmo da criação da emissora.

É possível conferir performances antológicas de nomes como Janis Joplin e Jimi Hendrix, dar boas risadas dos figurinos esdrúxulos de bandas oitentistas e lembrar a infinidade de bandas grunge que dominaram as paradas nos anos 1990. Tudo isso, enquanto se toma o café-da-manhã.

Para os que chegam da balada sem sono, o MTV Lab Cult Trash é uma boa pedida. Com a proposta de exibir vídeos que "de tão ruins são bons e que de tão bons são ruins", a seleção surpreende pela abrangência. A reportagem presenciou, por exemplo, uma sequência de vídeos das bandas Skid Row, Poison e Nelson – ícones do hard rock farofa, de vozes estridentes, roupas justas de couro e cabelos desfiados com esmero.

Programas

Entre as atrações inéditas da nova grade, uma boa opção é o Coluna MTV, espécie de discotecagem comentada. Temáticos, cada programa aborda a trajetória de um determinado artista, relacionando-o com outras referências musicais. O melhor de tudo é que as informações aparecem na tela da televisão, em hipertextos, dispensando a apresentação de VJs.

O atual quadro de VJs da emissora, aliás, é um dos aspectos a ser repensado com urgência. Com exceção de Luisa Micheletti (Sap MTV), os demais apresentadores ainda não atingiram a espontaneidade necessária para convencer um público de telespectadores que, muito possivelmente, entendem mais de música que eles.

Para constatar, basta assistir a uma edição do Acesso MTV. Quase diário (de segunda a quinta-feira), a atração é apresentada pelo trio Leo Madeira, Sophia Reis e Kika. Atropelos nos comentários, piadas sem graça e textos lidos com a fluência de um estrangeiro bêbado são constantes do programa que, para piorar, é ao vivo e tem duração de duas horas.

O que dizer então da insossa fotologger MariMoon, que comanda o Scrap MTV? A proposta do programa – falar sobre novidades da cultura pop e da internet – é até interessante. As dicas selecionadas pela produção são realmente bacanas, mas o que coloca tudo a perder são os comentários da apresentadora, limitados a inutilidades do tipo "gente, isso é muito louco". Impossível não zapear para outro canal, mesmo que agora o programa não passe dos 15 minutos.

Felizmente, os humorísticos 15 Minutos e Hermes & Renato permanecem intactos dentro da nova programação da MTV. O primeiro, que durante o verão transformou-se no divertido Furfles on the Beach, está de volta ao apartamento no bairro carioca Humaitá. Já a trupe de humoristas de Petrópolis ganhou uma série de programas comemorativos aos seus dez anos na emissora, que reúne o melhor da produção do grupo (incluindo os hilários personagens Joselito e Boça e as telenovelas Sinhá Boça e O Proxeneta). Confira outros destaques da nova programação em quadro nesta página.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]