• Carregando...
A regente Eliane Fajioli  ensaia o coro da Camerata, formado por 20 cantores | Priscila Forone/Gazeta do Povo
A regente Eliane Fajioli ensaia o coro da Camerata, formado por 20 cantores| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Nomes, como o do compositor francês Maurice Duruflé e do espanhol Mario Castelnuovo-Tedesco, que se baseava em poemas de Frederico Garcia Lorca para compor suas canções, estão no repertório do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, que faz a sua última apresentação desse programa hoje na Capela Santa Maria.

O grupo, formado por 20 coralistas e que ensaiou por cerca de duas semanas para a temporada, consegue mostrar as potencialidades vocais dos seus integrantes, que estão sob regência da maestrina Eliane Fajioli, de Minas Gerais, que é regente assistente do Coral Lírico de Minas Gerais e maestrina dos corais Häendel, Copasa e Minas Tênis Clube.

A regente resolveu montar um repertório dedicado à música coral francesa e espanhola por ter uma afinidade muito grande com os compositores. "Essas músicas são desconhecidas no Brasil, de difícil divulgação. É um repertório muito fino e sofisticado." Segundo Eliane, o concerto será aberto com a obra de Maurice Duruflé (1902-1986), que musicou cantos gregorianos e os deu uma roupagem contemporânea. "Ele concedeu algo intimista aos cantos, ficou muito melhor de ouvir a música."

O programa também inclui três canções francesas de Gabriel Fauré (1845-1924) – "Pavane", "Cantique de Jean Racine para Coro e Órgão", e "Madrigal para Coro e Piano". "Nessa parte do concerto, eu faço uma volta no tempo e vou para o Fauré, que faz uma música muito refinada, de festas galantes." As execuções das obras de Fauré terão acompanhamento de piano e a "Cantique de Jean Rancine", que é baseada em versos do dramaturgo Jean Baptiste Racine (1639-1699), contarão com o violoncelista Faisal Hussen.

Lorca

Segundo a maestrina, há contrastes interessantes no repertório, já que a segunda parte traz peças mais populares e alegres. Um dos exemplos é "Romancero Gitano para Coro Misto e Violão", de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968), baseada em poemas de Federico Garcia Lorca e que terá participação do músico Fabiano Zanin ao violão. "Apesar de serem diferentes, as duas partes se complementam já que, por fazerem fronteira, a música dos dois países têm bastante em comum", ressalta Eliane.

Serviço

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273). Hoje, às 18h30. R$ 15 e R$ 7,50.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]