• Carregando...

Luzes, câmera e ... revolução. Fazendo sinais de uma cadeira de diretor, o presidente venezuelano Hugo Chávez inaugurou no sábado um estúdio de cinema nas imediações de Caracas, para ir contra a "ditadura" cultural dos gigantes de Hollywood. "Para a Venezuela, ação!", gritou Chávez enquanto as câmeras rolavam e uma banda de harpas e guitarras tocava músicas folclóricas tradicionais no cenário de um filme em produção.

Aliado de Cuba e animado com o dinheiro do petróleo, Chávez vem tendo atritos com Washington e pressionando por uma revolução socialista para fazer frente à influência dos Estados Unidos na região. Altos integrantes do governo americano o descrevem como um autocrata rico (por causa do petróleo) que ameaça a estabilidade regional.

Chávez chama o presidente George W. Bush de terrorista, ataca as políticas de livre mercado dos EUA e ridiculariza a cultura de consumo norte-americana. Ele chegou a dizer que as crianças venezuelanas devem ignorar os heróis dos EUA, como o Super-homem, e esquecer as comemorações do Halloween.

No ano passado, lançou a Telesur, uma estação de televisão de notícias com o objetivo de competir com redes como a CNN. Para seus críticos, o canal não passa de um veículo para promover a agenda esquerdista de Chávez no exterior. A Fundação Film Villa foi aberta com um investimento de 9 milhões de dólares para dois estúdios que, segundo esperam seus organizadores, vão promover a produção de filmes independentes locais e sul-americanos.

Chávez, ex-soldado que se diz inspirado pelo herói da independência sul-americana Simón Bolívar, aplaudiu os cineastas locais e os exortou a trabalharem para contrabalançarem a influência dos grandes sucessos dos EUA. "Eles nos inoculam mensagens que não têm nada a ver com as nossas tradições. Hollywood envia ao mundo uma mensagem que tenta sustentar o chamado "American way of life" e o imperialismo é como uma ditadura", disse Chávez.

A primeira produção da Film Villa é uma série sobre Francisco de Miranda, uma destacada figura da luta venezuelana contra a Espanha, no tempo colonial e um dos heróis de Chávez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]