• Carregando...
Chico na capa do DVD | Divulgação
Chico na capa do DVD| Foto: Divulgação

DVD/Blu-Ray

Na Carreira – Chico Buarque. Biscoito Fino. R$ 44,90 (DVD), R$ 69,90 (Blu-Ray). MPB

Após a versão em CD, à venda desde agosto, o registro da última turnê de Chico Buarque chegou às lojas em vídeo (em formato DVD e Blu-Ray) na última quarta-feira. Lançado pelo selo Biscoito Fino, Na Carreira traz a gravação na íntegra do espetáculo Chico – com as dez faixas do disco homônimo do compositor, do ano passado, e outras 20 canções de diversas fases de sua obra. O show percorreu nove cidades brasileiras, entre as quais Curitiba, e foi visto por 150 mil espectadores entre novembro de 2011 e maio deste ano.

Com produção de Vinícius França, produção executiva de Gabriela Figueiredo, direção de Dora Jobim e Gabriela Gastal, da Samba Filmes, e coprodução do Canal Brasil, o material inclui também um making of com entrevistas e os bastidores da gravação realizada em duas noites, em fevereiro deste ano, no Vivo Rio, na capital fluminense. O Blu-Ray apresenta ainda mais um extra: o documentário inédito O Dia Voa, de Bruno Natal, que acompanha o processo de gravação do álbum, com participações de Wilson das Neves, João Bosco, Thais Gulin e Jaime Alem, entre outros. Na Carreira é apenas o terceiro registro completo em vídeo de um show do cantor e compositor, em 46 anos de trajetória.

As diretoras optaram por uma abordagem clássica, priorizando as expressões do artista. Na edição, prevaleceram a economia nos cortes e o uso de poucos artifícios de pós-produção, com ênfase nos planos longos e poucos movimentos das sete câmeras utilizadas na filmagem. Mas houve exceções: as canções "Todo o Sentimento", "Futuros Amantes" e "Geni e o Zepelim" receberam tratamento em preto e branco, por merecerem, na visão de Gabriela e Dora, um viés mais poético. No caso de "Geni e o Zepelim", a imagem se alterna entre o preto e branco (nas estrofes) e o colorido (no refrão), com a finalidade de valorizar os diferentes climas da canção.

Músicas que o artista não levava ao palco havia tempos, como "Anos Dourados", "Desalento", "Bastidores" e alguns lados B de sua discografia, como "Ana de Amsterdam", "Baioque" e "A Violeira", também estão presentes no registro. O show traz ainda momentos marcantes, como a abertura do espetáculo, com "O Velho Francisco", o dueto com o baterista Wilson das Neves em "Tereza da Praia" (de Tom Jobim e Billy Blanco), além da música de encerramento e que dá nome ao vídeo, "Na Carreira", escrita em parceria com Edu Lobo para o espetáculo O Grande Circo Místico, do Balé Teatro Guaíra.

Na internet

Chico também voltou a alimentar o site chicobastidores.com.br com pequenas entrevistas, divulgando o lançamento. A página do compositor traz cinco vídeos novos. Dois deles são trechos de canções do show: "Teresinha" e "Cálice", na qual Chico canta versos feitos pelo rapper Criolo em homenagem à canção.

Os outros três vídeos trazem depoimentos do compositor. Em um deles, ele explica os motivos para a turnê ter chegado ao fim. "Todo show vai evoluir. Antes de ele cansar, ele acaba. Geralmente, acaba quando está bom. Agora que chegou quase à perfeição, aí acaba. E é bom que seja assim." A apresentação será exibida na íntegra no Canal Brasil, no próximo sábado dia 20, às 19 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]