Cyro Matoso lança O Tesouro Maldito dos Piratas na Cinemateca| Foto: Divulgação

Cyro Matoso, cineasta paulistano radicado em Paranaguá, lança hoje, às 19h30, seu novo filme, O Tesouro Maldito dos Piratas, na Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174). O diretor, que desde a década de 70 recria as lendas do litoral paranaense em seus filmes produzidos de forma artesanal, com os próprios membros da comunidade local, traz cineastas curitibanos para atuar no média-metragem: Adriano Esturilho, Bruno Oliveira, Carolina Maia e Fábio Allon.

CARREGANDO :)

A equipe foi "capturada" por Cyro durante as filmagens do documentário Cinematoso, ainda em fase de edição, sobre a vida do diretor parnaguara. Sete jovens perdem o emprego por causa da crise mundial, que já chegou ao porto de Paranaguá. Desesperados, aventuram-se em busca de um tesouro perdido, que, reza a lenda local, foi escondido por piratas franceses sobreviventes de um naufrágio em 1718 na Ilha da Cotinga. Encontrarão os jovens o tesouro, ou "os piratas"?

Cyro Matoso, de 75 anos, é aposentado pelo IBC (Instituto Brasileiro do Café) e se dedica atualmente a sua grande paixão, o cinema. Figura impotente no meio cultural de Paranaguá, além de cineasta amador, é artista plástico. Seus filmes são ansiosamente aguardados pela comunidade por tratarem de temáticas locais como as lendas caiçaras e histórias religiosas.

Publicidade