• Carregando...
“A Grande Aposta”, sobre a crise econômica de 2008, é o filme com maior grau de veracidade na lista | Divulgação/
“A Grande Aposta”, sobre a crise econômica de 2008, é o filme com maior grau de veracidade na lista| Foto: Divulgação/

“Baseado em uma história real”. A expressão é utilizada com frequência no cinema e muitas vezes serve como chamariz para vender um filme. Mas como saber se de fato aquilo que está sendo exibido na tela realmente aconteceu? A resposta, pelo menos para algumas produções, está no site Information is Beautiful, que avalia o grau de veracidade de cada cena.

Desenvolvido pelo escritor e designer inglês David McCandless, o Information is Beautiful trabalha com dados estatísticos nos mais diversos segmentos, de saúde a entretenimento. No link Based on a True True Story? cada filme é avaliado cena por cena, em cinco níveis: verdadeiro, não totalmente verdadeiro, não totalmente falso, falso e desconhecido. Ao clicar na cena, o leitor tem a explicação sobre o que o filme mostra e o que aconteceu exatamente.

Por enquanto, a lista conta com dez filmes avaliados. A produção com o maior percentual de veracidade é “A Grande Aposta”, sobre a crise econômica de 2008, com 88,4% de veracidade. O menor índice é de “O Jogo da Imitação”, 35,7%.

Completam a lista “Rush - No Limite da Emoção” (79,8%), “Spotlight - Segredos Revelados” (78,9%), “Ponte dos Espiões” (75,5%), “A Rede Social” (71,1%), “O Lobo de Wall Street” (68,8%), “O Discurso do Rei” (64,1%), “Philomena” (55%) e “Clube de Compras Dallas” (50,3%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]