Idris Elba é apontado como candidato a se tornar o primeiro James Bond negro da história.| Foto: Jessica Lea/Creative Commons

Ao que tudo indica, a era Daniel Craig na franquia James Bond chegou mesmo ao fim. Os rumores começaram em outubro do ano passado, quando o ator afirmou que preferia cortar os próprios pulsos a fazer um novo filme do agente secreto. Nesta semana, o jornal britânico Daily Mail divulgou que Craig teria recusado uma oferta de 68 milhões de libras (uma bagatela superior a R$ 350 milhões) para voltar ao papel. Com isso, crescem os rumores sobre quem poderá ser o sucessor, juntamente com uma pergunta: estaria na hora de dar um novo perfil a 007?

CARREGANDO :)
Veja também
  • Tarantino leva Ennio Morricone de volta ao Velho Oeste
  • Warner confirma: Robin está morto
  • Burt Kwouk, o Cato de ‘A Pantera Cor de Rosa’, morre aos 85 anos

Gillian Anderson em montagem feita por fã para cartaz de 007 
Publicidade

Uma deixa foi dada no ano passado por um ex-James Bond. Pierce Brosnan, o antecessor de Daniel Craig, que viveu o agente secreto em quatro filmes, afirmou em entrevista que estava na hora de aparecer um 007 negro. E deu sua sugestão: “Idris Elba certamente tem o porte físico, o carisma e a presença”. O ator britânico viveu o líder sul-africano Nelson Mandela na biografia “Mandela: O Caminho Para a Liberdade” (2013).

A ideia foi endossada pela jornalista Marina Hyde em artigo publicado recentemente no The Guardian. “Eu acredito que escolher Idris Elba iria colocar Bond em uma era em que ‘o papel’ e ‘os critérios para o papel’ não seriam mais considerados assuntos dignos de discussão”, afirmou.

Outra possibilidade aventada, e que certamente escandalizaria os conservadores, é de que uma mulher assuma o posto. Candidatas não faltam. A indiana Priyanka Chopra, estrela da série “Quantico”, disse à revista Complex que não tem interesse em ser uma Bond girl. “Eu quero ser Bond”, sentenciou. Quem também já se escalou foi Gillian Anderson, a agente Dana Scully, de “Arquivo X”. No Twitter, ela postou uma montagem feita por fãs de um cartaz de 007 com sua imagem e a frase “It’s Bond, Jane Bond”.

Seis

O personagem James Bond foi criado pelo escritor Ian Fleming em 1953. Desde que estreou no cinema em 1962, com “007 Contra o Satânico Dr. No”, seis atores já interpretaram o protagonista: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.

Pierce Brosnan criou ainda mais polêmica quando questionado sobre a possibilidade de haver um James Bond gay. “Claro. Por que não? Seria interessante de se ver”, disse o ator, apesar de considerar improvável que a produtora da franquia, Barbara Broccoli, autorizasse a ousadia. Outro ex-007, Roger Moore, rechaçou a ideia por completo. “James Bond nunca poderia ser gay. Não foi isso que Ian Fleming [autor da série] escreveu”, disse ao jornal Daily Mail.

Publicidade

Ainda sem a confirmação oficial da aposentadoria de Daniel Craig na pele de James Bond, o favorito para assumir a vaga é Tom Hiddleston, o vilão Loki dos filmes “Thor”. O ator, que vive um agente secreto na série “The Night Manager”, já garantiu que toparia o convite. “Se algum dia baterem à minha porta, seria uma oportunidade extraordinária”, disse ao Sunday Times. Além dele, são cotados Tom Hardy, Damian Lewis e Michael Fassbender.