• Carregando...
“Operação Avalanche”, do americano Matt Johnson, abre o festival nesta quarta (8) com uma história de espionagem passada durante o período da Guerra Fria. | Divulgação
“Operação Avalanche”, do americano Matt Johnson, abre o festival nesta quarta (8) com uma história de espionagem passada durante o período da Guerra Fria.| Foto: Divulgação

Uma volta ao mundo em aproximadamente 90 filmes. Apesar do chavão, a frase se aproxima do espírito da 5ª edição do festival Olhar de Cinema, que começa nesta quarta-feira (8) em Curitiba. Mais do que oferecer ao público a oportunidade de conhecer uma filmografia fora do circuito comercial, o evento faz jus ao nome, apresentando olhares sobre temas atuais, como imigração, protagonismo feminino, preconceito e transformação social.

Mostras contemplam clássicos e novidades

Além da Mostra Competitiva, oito mostras fazem parte da programação do 5º Olhar de Cinema

Leia a matéria completa

A abertura será às 20h30 no Espaço Itaú com o filme “Operação Avalanche”, do americano Matt Johnson, que transporta o espectador para 1967, período da Guerra Fria. Numa época em que a disputa ideológica voltou a acirrar os ânimos nas redes sociais, vale acompanhar a história de agentes da CIA infiltrados em uma missão espacial para desmascarar um espião russo.

10 filmes que você não pode perder no festival Olhar de Cinema

Leia a matéria completa

Na Mostra Competitiva, a principal do festival, serão dez longas de oito países. Três deles são brasileiros: “A Cidade do Futuro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes, retrata um triângulo amoroso fora dos padrões no interior da Bahia; “Eles Vieram e Roubaram sua Alma”, de Daniel de Bem, tem como protagonistas dois amigos que registram o cotidiano em VHS; e “O Estranho Caso de Ezequiel”, de Guto Parente, promete intrigar o espectador com a história de um homem vitimado por um fenômeno que muda sua vida.

De outras partes do mundo vêm histórias não menos diversas. O documentário “Gulîstan, Terra de Rosas”, da canadense Zaynê Akyol, enfoca a luta de um grupo revolucionário de mulheres curdas contra o Estado Islâmico. O austríaco “Irmãos da Noite”, de Patric Chiha, acompanha a vida desregrada de ciganos búlgaros pelos subúrbios de Viena. Já “Um Outro Ano”, de Shengze Zhu, usa registros de jantares de família para costurar um retrato social e cultural da China contemporânea.

5º Olhar de Cinema

As sessões acontecem no Espaço Itaú e no Cineplex Batel. Ingressos a R$ 8 e R$ 4 (meia) podem ser comprados com antecedência nas bilheterias. A programação completa está no site do Olhar de Cinema.

Apenas alguns exemplos da diversidade que vai permear os nove dias do Olhar de Cinema. Para Antonio Junior, um dos organizadores, uma vitória, já que as dificuldades financeiras ameaçaram o festival. “Conseguimos manter não apenas o número de filmes das edições anteriores, mas, sobretudo, a qualidade”, destaca. De acordo com ele, a grande maioria das produções é inédita, algumas fazendo sua estreia mundial ou na América Latina.

No encerramento, dia 18, será exibido pela primeira vez no Brasil “A Comunidade”, de Thomas Vinterberg, passado na década de 60. O diretor dinamarquês encabeçou na década de 1990 , ao lado de Lars Von Trier, o movimento Dogma, que propunha um cinema sem artificialismos.

Programação

Confira os filmes que integram a Mostra Competitiva e quando assistir:

A Cidade do Futuro (Brasil)

Dia 12, 19h30 e dia 14, 19h, no Espaço Itaú

A Última Terra (Paraguai)

Dia 13, 21h30, no Espaço Itaú, e dia 14, 19h, no Cineplex Batel

Antonia (Itália)

Dia 9, 18h45, no Cineplex Batel, e dia 13, 14h30, no Espaço Itaú

Eles Vieram e Roubaram sua Alma (Brasil)

Dia 11, 21h30, e dia 12, 16h45, no Espaço Itaú

Gulîstan, Terra de Rosas (Canadá)

Dia 13, 18h45, e dia 15, 16h30, no Cineplex Batel

Irmãos da Noite (Áustria)

Dia 14, 21h, no Espaço Itaú, e dia 15, 18h45, no Cineplex Batel

Maestá, a Paixão de Cristo (França)

Dia 10, 17h45, no Espaço Itaú, e dia 12, 17h, no Cineplex Batel

O Estranho Caso de Ezequiel (Brasil)

Dia 11, 19h30, no Espaço Itaú, e dia 13, 19h, no Cineplex Batel

O Vento Sabe que Volto à Casa (Chile)

Dia 9, 21h30, e dia 14, 21h15, no Espaço Itaú

Um Outro Ano (China)

Dia 10, 20h30, e dia 15, 17h15, no Cineplex Batel

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]