• Carregando...
O cineasta Sylvio Back: cinquenta anos de carreira | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
O cineasta Sylvio Back: cinquenta anos de carreira| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Agenda

Confira os filmes de Sylvio Back que serão exibidos na Cinemateca:

Dia 24

Lost Zweig (2004)

Elenco: Rudiger Vogler, Ruth Rieser e Renato Borghi.

Dia 25

A Guerra dos Pelados (1971)

Elenco: Átila Iório, Jofre Soares e Stênio Garcia.

Dia 26

Revolução de 30 (1980)

Documentário.

Dia 27

Aleluia, Gretchen (1976)

Elenco: Carlos Vereza, José Maria Santos e Miriam Pires.

Dia 28

Lance Maior (1968)

Elenco: Reginaldo Farias, Regina Duarte e Irene Stefânia.

Começa hoje na Cinemateca de Curitiba a Semana em Homenagem a Sylvio Back, mostra que exibe os principais filmes da carreira do diretor até o próximo domingo (veja a programação completa no Guia Gazeta do Povo).

Serão apresentados cinco de seus longas-metragens de Back, que é catarinense, nascido em Blumenau (SC), mas iniciou sua carreira de cineasta, poeta, roteirista e escritor em Curitiba, no início dos anos 1960.

Em 50 anos de carreira, Back já dirigiu e produziu 37 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Suas obras receberam mais de 70 prêmios nacionais e internacionais.

Na abertura da mostra, será exibido um dos últimos trabalhos do autor, Lost Zweig (2004), que narra a última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro Brasil, País do Futuro (1941).

O mais antigo dos filmes de Back também terá sessão: o hoje clássico Lance Maior (1968), longa que chamou a atenção do resto do país para seu trabalho.

O filme conta a história de um triângulo amoroso entre um pobre estudante universitário e bancário (Reginaldo Faria) que tenta ascender socialmente relacionando-se com uma jovem rica (Regina Duarte, estreando no cinema), mas que também namora uma balconista ambiciosa (Irena Stefânia). A produção tem imagens belíssimas de Curitiba e Antonina fotografadas em preto e branco.

Na sequência, Back produziu A Guerra dos Pelados (1971), um drama histórico que se passa no período da Campanha do Contestado, no interior de Santa Catarina.

A saga de uma família de imigrantes alemães que vem se refugiar no sul do Brasil fugindo do nazismo é a base da trama de Aleluia, Gretchen (1978).

A mostra traz ainda o documentário Revolução de 30 (1980), com trechos de filmes antigos e relatos de historiadores, cientistas e políticos.

Serviço

Semana em Homenagem a Sylvio Back

Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco), (41) 3321-3252. De 24 a 28 de julho, com sessões às 16 e 20 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]