• Carregando...
Ilustração para a música Cara Estranho, feita pela artista plástica Luyse Costa | Luyse Costa/Reprodução
Ilustração para a música Cara Estranho, feita pela artista plástica Luyse Costa| Foto: Luyse Costa/Reprodução
  • Ilustrações da artista plástica Luyse Costa para as canções

O site Musicoteca acaba de lançar dois discos coletâneas em homenagem à banda carioca Los Hermanos. A ideia é simples, mas não fácil: convidou artistas, – a maioria emergentes, mas alguns mais conhecidos – de todo o país para interpretarem canções do repertório dos cariocas. De "Anna Júlia" a "Dois Barcos", 32 artistas ou bandas contemporâneas da nova música brasileira fizeram suas leituras "hermanísticas".

Os discos unem-se pelas composições típicas do quarteto e não há nenhum voo de criatividade que saia fora da casinha, nenhuma aposta inventiva que destoe da média. As modificações são pequenas. Não que isso seja ruim. Os grupos mais prestaram homenagem do que ousaram ou se apropriaram das músicas. Assim também são as participações paranaenses. Do Paraná, são oito artistas e bandas convidados e é sobre eles que eu falo aqui:

A Banda Mais Bonita da Cidade – Uma interpretação "no osso" de "Dois Barcos". Construída apenas com os elementos essenciais, uma economia de recursos, mas com uma bela e marcante, embora breve, intervenção de guitarra em uma interpretação precisa que, como sempre acontece com A Banda, privilegia a poesia.

Banda Gentileza – A interpretação para "Primavera" é arrastada, como se fosse tocada por uma banda de circo decadente e exausta a caminhar por uma estrada poeirenta – tudo entre palmas bem cadenciadas. A gente fica torcendo para que o ritmo se acelere e ganhe um solo de sax ou de guitarra, como na versão original, mas, quando vê, a música já se foi, assim como a primavera e o amor na canção.

Estrela Leminski e Téo Ruiz – A música "A Outra" ganha uma roupagem de milonga tangueada (ou tango amilongado) na interpretação do casal que forma o Música de Ruiz. Na versão original, estava mais para um brega misturado com surf music (ah, os fãs vão querer me matar por esta descrição).

Léo Fressato – O autor do hit "Oração" interpreta a música "Cara Estranho". O arranjo traz um andamento um pouco mais lento do que a versão original. Percussão de boca e palmas eletrônicas fazem o ritmo e uma guitarra quase havaiana pontua em interferências sutis.

Nevilton – A banda de Umuarama levou sua energia de power trio para a música "Fingi na Hora Rir". Ficou mais dura, crua e roqueira do que a versão original, sem tantas nuances sempre presentes na obra dos Hermanos.

Nuvens – A massa sonora não se dissipa nas nuvens, ao contrário, a banda curitibana na atual formação, assina com categoria estética a canção "Adeus Você", deixando este sucesso dos Hermanos com mais consistência e expressividade sonora. O arranjo cai um pouco na entrada da voz – e a Nuvens terá, mais cedo ou mais tarde, de discutir uma alternativa para encorpar o vocal de seu líder Raphael Moraes. Bela interpretação.

Tiago Iorc – O cantor e compositor paranaense por vezes usa até os trejeitos "hermanísticos" de interpretação, mas o uso de metais e de uma guitarra mais crua, com batidas percussivas nos acordes, deu toda a diferença no arranjo para "Morena". Outra bela versão.

A coletânea dupla Re-trato Los Hermanos pode ser baixada gratuitamente em www.amusicoteca.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]