• Carregando...
Punk, ex-junkie e bom escriba: Anthony Bourdain comanda o restaurante Les Halles, em NY | Divulgação
Punk, ex-junkie e bom escriba: Anthony Bourdain comanda o restaurante Les Halles, em NY| Foto: Divulgação

Programe-se

Sem Reservas

Terças-feiras, às 21h30, no Travel & Living Chanel, canal 94 da NET).

Cidades Bacanas

Sextas-feiras, às 22h20, no Travel & Living Chanel.

Parts Unknown

Domingos, às 22 horas, na CNN International, canal 153 da NET

De todos os cozinheiros celebridades da tevê, Anthony Bourdain é o único que tem o meu respeito integral. Há outros que tem lá o seu valor, mas Bourdain sabe ser "o cara" sem humilhar seus aprendizes, sem pretensões artísticas ou científicas, sem campanhas para salvar os tubarões dos pescadores ou as crianças das redes de fast-food.

Ele é um ex-junkie de carteirinha, figura carimbada da cena punk de Nova York dos anos 1980 e que hoje nada contra a corrente. Despreza o hype da gastronomia contemporânea e toda a sua afetação. Adora comer na rua e nos botecos tradicionais das cidades. Não perdoa os vegetarianos e os politicamente corretos.

Nunca comi em seu restaurante em Nova York, o Les Halles, onde hoje, longe das panelas, é uma espécie de consegliere. Mas continua nos meus planos.

O cara ainda sabe escrever muito bem. Apareceu para o mundo com o livro Cozinha Confidencial (Companhia das Letras, 2000), em que revela um mundo de trapaças, drogas, sexo e disputa de egos nas cozinhas dos grandes restaurantes internacionais. Lançou alguns outros, todos muito bons. E logo se tornou uma das celebridades mais cool da televisão mundial.

Atualmente, ele está no ar em três programas diferentes na tevê paga. Um deles é a reprise do já clássico Sem Reservas, que o Travel & Living Channel (TLC) apresenta há seis anos. As gravações do programa foram interrompidas no ano passado, mas ainda sobrou vasto e ótimo material para muitas reprises. No último domingo, por exemplo, foi ao ar o episódio em que Bourdain vem ao Brasil e desanca a feiura de São Paulo, mas enaltece sua comida.

Os outros dois programas são novidades. Um deles é a série Cidades Bacanas, que o TLC começou a apresentar neste mês. Nela, o chef é produtor e não aparece na tela. Mas a sua pegada continua inconfundivelmente presente. A série convida personalidades americanas, como o humorista Joel McHale ou a atriz Rashida Jones, para viajar por alguns roteiros gastronômicos – uns mais tradicionais, como Paris, outros menos, como Kingston, na Jamaica.

O cardápio é o mesmo das viagens de Bourdain. Paisagens atraentes e lugares descolados, uma contextualização inteligente da história local e a apreensão, bem-humorada, dos segredos culinários locais. Algo que invariavelmente descamba para divertidos exageros alcoólicos.

A outra atração com Bourdain estreou em fevereiro na CNN Internacional e se chama Parts Unknown. O programa nasceu depois que Bourdain rompeu o contrato com o TLC, o que incluía, à sua revelia, imagens de produtos em seus programas.

No novo show, muito da linguagem dos anteriores foi mantido. Em viagens, ele se dedica a desvendar a comida e os rituais de lugares diferentes. O que muda são os destinos. Agora, países "exóticos" como Mianmar, Líbia e Congo. Bourdain também vai cozinhar diante das câmeras pela primeira vez. Para os fãs, portanto, há oferta abundante e diversificada. Mas, como na melhor gastronomia, coisa boa nunca cansa.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]