• Carregando...

Serviço

Retratos Brasileiros

Globo News. A partir do dia 24, diariamente, às 16h15.

Não há época mais pertinente do que a pré-eleição para a transmissão da série Retratos Brasileiros, que foi exibida entre julho e agosto na Globo News, e será reprisada a partir do próximo dia 24.

O canal selecionou 12 pessoas de diferentes partes do país que participaram do último debate com os presidenciáveis nas eleições de 2010. Cada um deles tinha uma demanda específica, como segurança, emprego, saúde, benefícios sociais e sustentabilidade.

O trabalho jornalístico do canal foi primoroso: ao longo dos últimos quatro anos, uma equipe conviveu com as famílias para retratar os avanços e retrocessos, além de registrar problemas recorrentes, como a da cabeleireira Madalena de Fátima, de Minas Gerais. Em todo esse tempo, ela sempre teve dificuldade em conseguir consultas para ela ou para os filhos via Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, seu marido, André, conseguiu um emprego de jardineiro, com carteira assinada, após viver somente "de bico" por vários anos.

Para o espectador, esses exemplos dão um panorama muito interessante da evolução do país: conseguimos perceber, por exemplo, o avanço do emprego formal, mas é unânime a reclamação dos entrevistados dos preços em 2013 e 2014, reflexo da inflação. Muitos também conseguiram realizar sonhos, como viagens e reformas na casa. O ruim é constatar que os direitos básicos – como saúde e educação – ainda têm muito o que avançar.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]