• Carregando...
 | Bonhams Auctions/Creative Commons
| Foto: Bonhams Auctions/Creative Commons

"Menino Lendo", de 1863, quadro pintado por Eastman Johnson (1824-1906).

Você pode se vangloriar de ter uma concentração fora do comum, de conseguir ler um livro exigente com a televisão ligada, de responder mensagens caminhando na rua e de trabalhar conectado ao Facebook. Mas não é bem assim que as coisas funcionam.

Sabe-se relativamente pouco sobre o cérebro e, com frequência, publica-se resultados de pesquisas que desbancam estudos anteriores e esse é um ciclo sem fim. Pesquisadores em departamentos de Psicologia de universidades americanas se esforçam, por exemplo, para entender se uma pessoa é de fato capaz de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo – o que chamam de multitasking.

A resposta é sim – para um porcentual pequeno de pessoas. O fato é que a maioria não consegue. O que o cérebro faz, de acordo com artigo publicado na revista Psychology Today, é alternar entre uma tarefa e outra, afetando a atenção, a concentração e a memória.

E uma das conclusões do estudo é que os multitaskers, os que conseguem se dedicar a tarefas simultâneas, são capazes de ignorar mais, ou de exercer "controle cognitivo". Eles não vivem a ansiedade da próxima mensagem, não questionam as decisões que tomam e lidam com as consequências – eles estão ocupados com metas e resultados.

Você pode até treinar seu cérebro para ignorar distrações, mas outras pesquisas, comentadas no jornal The New York Times, mostram que até isso tem um preço. É possível se concentrar numa leitura mesmo estando num ambiente barulhento, mas você gasta energia fazendo isso.

É como se o cérebro recebesse todas as informações (a respeito do livro, da televisão, das pessoas conversando ao redor) e separasse aquilo que você quer (o livro) e descartasse o que não quer (a televisão, as pessoas).

Se fosse possível ler num ambiente silencioso, sobraria mais energia para o cérebro dedicar apenas ao livro. E tem mais: o fato de conseguir ler com barulho (ou de trabalhar enquanto passeia por redes sociais) não significa que você consegue ler (ou trabalhar) direito. Pesquisas mostram que o resultado mais comum quando você divide a atenção entre várias ações é que todas elas sofrem.Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]