Angelina assina autógrafos para fãs em lançamento do filme "Salt" na Rússia| Foto: Artem Korotayev / AFP

O novo filme de espionagem de Angelina Jolie, "Salt", falhou na missão de tomar o primeiro lugar das bilheterias da América do Norte de "A Origem", com Leonardo DiCaprio, que manteve um inesperado fôlego dos cinéfilos em seu segundo fim de semana de exibição.

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De acordo com estimativas de estúdio divulgadas neste domingo, "A Origem" conseguiu 43,5 milhões de dólares de bilheteria durante os três dias, iniciados na sexta-feira, com "Salt" no segundo lugar, com 36,5 milhões de dólares.

Críticos previram que "Salt" poderia atingir a marca de 40 milhões de dólares, embora a distribuidora Columbia Pictures tenha afirmado que a estreia foi de acordo com as expectativas.

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A estimativa de três dias representa uma queda significativa na estreia em relação aos 50 milhões de dólares de cada um dos últimos grandes filmes de Angelina Jolie, "O Procurado" e "Sr. e Sra. Smith."

Jolie ganhou 20 milhões de dólares por sua atuação em "Salt", um conveniente romance sobre espiões russos tentando derrubar os Estados Unidos. O papel de ação deveria ter ficado com Tom Cruise, mas ele preferiu estrelar "Encontro Explosivo", uma decepção de público.

Com o preço relativamente baixo, de 100 milhões de dólares, "Salt" foi dirigido pelo australiano Phillip Noyce e tem em seu elenco Liev Schreiber e Chiwetel Ojiofor. A Columbia, uma unidade da Sony Corp, afirmou que as mulheres formaram 53 por cento da audiência.

Espera-se que "Salt" ganhe grande parte da sua arrecadação fora dos Estados Unidos. Ele teve uma boa estreia na Índia e em Taiwan, de acordo com a Columbia, e vai chegar às salas de cinema brasileiras, japonesas, russas e sul-coreanas na próxima semana.

"A Origem", que mostra DiCaprio como um ladrão que rouba segredos de dentro do subconsciente das pessoas, chegou a 143,7 milhões de dólares de arrecadação após dez dias, graças a uma queda pequena, de 31 por cento, em relação ao fim de semana de estreia. As produções geralmente perdem metade da audiência na segunda semana.

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"Ele é divulgado de boca em boca", afirmou Dan Fellman, presidente de distribuição interna da Warner Bros. "Quando você consegue essa força, é difícil parar."

O projeto de 160 milhões de dólares foi escrito e dirigido por Christopher Nolan, o britânico responsável pelos dois últimos filmes do "Batman." A Warner Bros é uma unidade da Time Warner Inc.

No sexto lugar das bilheterias, com apenas oito milhões de dólares, apareceu a adaptação do livro infantil "Ramona e Beezus," estrelando Joey King e atriz mirim da Disney Selena Gomez.

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