• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Maior autoridade brasileira sobre William Shakespeare, a crítica teatral Bárbara Heliodora completa 90 anos nesta quinta-feira (29). Professora aposentada da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO), a carioca, em plena atividade, celebra a data prestes a publicar o livro "Caminhos do Teatro Ocidental", realizado pelo Solar do Rosário, em Curitiba.

O livro é viabilizado através da Lei Rouanet e será lançado em Curitiba e Rio de Janeiro em novembro deste ano. Ainda não há data definida.

A obra traz 10 textos de autoria de Bárbara que tratam da história do teatro desde a Grécia até o Brasil, passando pela Itália, Espanha, Inglaterra e França, entre outros países.

Trajetória

Bárbara Heliodora começou a carreira como crítica teatral na Tribuna da Imprensa, em 1957, e posteriormente passou por veículos como o Jornal do Brasil e o Diário Carioca, se consolidando como uma crítica reconhecidamente agressiva. Esteve afastada da crítica durante o Regime Militar no Brasil, mas voltou em 1985 e em seguida passou a escrever para o jornal O Globo, onde publica até hoje.

Além da trajetória no jornalismo, paralelamente Bárbara se dedicou a tradução de toda a obra teatral de William Shakespeare, autor que é o tema de vários livros publicados por ela como A expressão dramática do homem político em Shakespeare (1978) e Reflexões shakespearianas (1998), entre outros.

Entre os prêmios acumulados por Heliodora, destacam-se a medalha João Ribeiro (2005), da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Mulher do Ano (2001) e a Ordre des Arts et des Lettres, título concedido pelo Ministério da Cultura da França.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]