Mais um feriado prolongado começando nesta quinta-feira (4). Para quem não pretende viajar e irá permanecer em Curitiba, opções culturais não faltam. O Caderno G preparou um roteiro com o que há de melhor em shows, espetáculos teatrais, filmes, exposições e outros programas, para que você aproveite ao máximo os dias de folga.

CARREGANDO :)

Shows

Duo romântico Air Supply 
Publicidade

A quinta-feira (4) começa romântica com o duo de baladas pop Air Supply, autor de hits com “Making Love Out of Nothing at All”, que se apresenta no Teatro Positivo. Para os fãs de sertanejo, a dica é o show da cantora Roberta Miranda, que na sexta (5) canta músicas de Roberto Carlos. No sábado (6) será a vez do pop rock dos gaúchos do Nenhum de Nós.

Para quem prefere MPB, dois grandes nomes serão homenageados: Gonzaguinha, no espetáculo “Tudo Outra Vez”, de sexta a domingo no Teatro da Caixa, e Hermeto Pascoal, com show comemorativo ao seu 79º aniversário sábado no Guairinha. Já os amantes do erudito terão oportunidade de ver, na sexta, a estreia da Ópera Orchestra Curytiba, que também na sexta apresenta na Ópera de Arame a peça L´occasione fa il ladro , de Rossini. No domingo, a Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba recebe o clarinetista Ovanir Buosi, da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), em concerto na Capela Santa Maria.

Espetáculo “O Fauno” 

Teatro

O feriadão tem várias opções de espetáculos para aproveitar na cidade. Um destaque é a inauguração da nova sede da Cia. dos Palhaços, na sexta-feira (5), com espetáculos também no sábado e no domingo.

Publicidade

O Paiol recebe uma companhia gaúcha no sábado com O Fauno , que busca inspiração nas mitologias. Quem procura atrações como esta, mais “cabeça”, tem ainda Do Cão Fez-se o Dia , que parte do universo de Valter Hugo Mãe, e Memórias Póstumas + Machado de Assis , de Edson Bueno.

Para levar as crianças – e como elas precisam de atividade! – há boas dicas, como Chapeuzinho Cor de Mel e Um Monstro Pra Lá de Cruel , no Teatro Regina Vogue (sábado e domingo) e Tíbeti, o Gnomo, no Teatro do Piá (domingo).

“Tomorrowland “ estreia nesta quinta-feira 

Cinema

A principal estreia desta quinta-feira nos cinemas é a fantasia Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível , estrelada por George Clooney. Diferente da maioria das produções de ficção científica, o filme mostra um futuro positivo, no qual a tecnologia torna a vida das pessoas mais feliz. Se você gosta de comédias brasileiras, o destaque é Qualquer Gato Vira-Lata 2 , estrelado por Cléo Pires. Para os saudosistas, uma boa opção é ver Indiana Jones em Os Caçadores da Arca Perdida, filme da semana nos Clássicos Cinemark.

Publicidade
Museu Oscar Niemeyer 

Museu

O Museu Oscar Niemeyer (MON) tem duas programações especiais para o feriado. Na quinta acontece o projeto Quinta + MON, em que o horário de funcionamento é prolongado até as 20h e a entrada é gratuita a partir das 18h. Às 19h haverá uma visita mediada com a pesquisadora e professora Denise Bandeira, na mostra “Crash – Regina Silveira”. No domingo será a vez do Domingo + Arte, quando a entrada é gratuita com programação especial. Às 11h acontece a visita mediada e às 14h, 15h15 e 16h30, haverá oficinas de desenho com a Artista do Acervo, Didonet Thomaz.

Exposição “Piratas Assombrados” 

Exposições

Publicidade

Estreia nesta quinta-feira (4), no Shopping Palladium, a exposição interativa “Piratas Assombrados”, que transporta o visitante para o ano de 1690, considerada a época de ouro da pirataria nos mares do Caribe. Os espaços do Museu da Gravura e Museu da Fotografia abrem das 12h às 18 horas. A Casa Romário Martins funciona das 9h às 14 horas – está em cartaz no espaço a mostra Os Banquetes do Imperador – A Formação da Gastronomia Brasileira, que revela os hábitos alimentares de Dom Pedro II. A entrada em todos os locais é gratuita.

Os museus Alfredo Andersen, Paranaense e Museu de Arte Contemporânea também abrem no feriado prolongado, das 10 às 16 horas. Na sexta-feira e no sábado, há ainda a opção de visitar galerias, como a SIM Galeria – fica em cartaz até sábado (6) a exposição Trompe-l’oeil do artista plástico carioca Rodrigo Torres.