i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
empatia de poltrona

Conheça algumas obras de arte que podem ajudar a ativar o cérebro empático

  • 29/01/2016 20:00
 | Brenner/Bundesarchiv
| Foto: Brenner/Bundesarchiv

Filmes

A lista de Schindler (1993)

O empresário alemão Oskar Schindler vê a brutalidade da polícia nazista num vilarejo e decide salvar os empregados judeus de sua fábrica

Nada de novo no front (1930)

Um soldado alemão em combate na Primeira Guerra mata um oponente francês mas é obrigado a dividir a trincheira com ele até sua morte. Nesse processo, se arrepende e acaba pegando os documentos do inimigo para contatar sua família.

Quer um mundo melhor? Vista a pele do outro

No livro “O Poder da Empatia”, historiador sugere que o mundo só vai mudar quando estivermos dispostos a entender melhor nossos semelhantes

Leia a matéria completa

Livros

A cabana do Pai Tomás

de Beecher Stowe (1852). O relata de maus-tratos sofridos pelos escravos nos EUA foi um importante propulsor do movimento abolicionista

O carnê dourado

de Doris Lessing (1962). Um dos primeiros romances feministas da nova geração, contribuiu para o movimento de liberação.

Na pior em Paris e Londres

de George Orwell (1933). Eric Arthur Blair adotou aqui o pseudônimo pelo qual se tornaria célebre. Nele, relata sua experiência como mendigo nesses grandes centros urbanos

Cabeça de turco

de Günther Wallraff (1980), narra o período em que o autor se disfarçou de imigrante turco, trabalhando em lugares sórdidos da Alemanha.

Fotografia

O ensaio de Lewis Hine sobre o trabalho infantil nos EUA foi um documento importante no início do século 20 para provar que essa era uma realidade no interior do país. Documentaristas sociais e políticos incluem ainda James Nachtwey, Gilles Peress, David Goldblatt e o brasileiro Sebastião Salgado. Um contraponto foi trazido pela ensaísta Susan Sontag em “Sobre a fotografia”, livro em que sustenta que somos vítimas de uma anestesia contra imagens tocantes depois de ver tantas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.