• Carregando...

Desde 1985 o projeto Saisons Culturelles Étrangères en France (Temporadas Culturais Estrangeiras na França) convida países de todo o mundo para apresentar aspectos de sua cultura por toda a região francesa. Em 2005, é a vez do Brasil mostrar que há muito mais do que carnaval, praia, futebol, samba e mulheres de curvas generosas por aqui, no evento batizado de Ano Brasil na França, organizado pelos comissariados dos dois países, mais a prefeitura de Paris e a Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Escolhido como o último país a ser homenageado pelas temporadas culturais frsncesas, o Brasil tem como carro-chefe do projeto o Espaço Brasil – centro multidisciplinar montado no Carreau du Temple, monumento nacional localizado no centro de Paris, onde estão sendo realizadas mostras, palestras e shows musicais. A temporada franco-brasileira também irá contar com semanas dedicadas a sete dos 25 estados brasileiros, entre eles Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná. Único estado da Região Sul a contar com uma semana específica, o Paraná apresenta sua programação na capital francesa dos dias 9 a 14 de agosto.

Selecionados por curadores do Ministério da Cultura (MinC) e uma comissão da Secretaria de Estado da Cultura, um time de artistas paranaenses irá representar a cultura feita no Paraná nas áreas de artes plásticas, artesanato, música, fotografia, literatura e cinema. Entre eles, o Grupo Fato, que, em suas primeiras apresentações internacionais – serão, ao todo, cinco shows –, segue para Paris levando na bagagem os famosos tamancos de madeira, típicos do fandango paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]