• Carregando...
Mautner fará dois shows no Teatro da Reitora e uma palestra no Ippuc | Divulgação
Mautner fará dois shows no Teatro da Reitora e uma palestra no Ippuc| Foto: Divulgação

Programe-se

Confira os destaques da programação StadtCuritiba:

A Prosa Literária Brasileira e Alemã: Guimarães Rosa, Heinrich Mann, João Silvério Trevisan, Michel Laub e Daniel Kehlmann

Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº, Prado Velho) Hoje, às 21h15 Entrada gratuita

Exposição Thomas Bernhard e Seus Seres Vitais

Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro) Terça-feira, às 19h15 Entrada gratuita

Jorge Mautner e Banda

Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299, Centro) Terça e quarta-feira, às 21h30 R$ 80 e R$ 40 (meia-entrada)

Grupo Anima

Capela Santa Maria (R. Cons. Laurindo, 273, Centro) Quarta-feira, às 21 horas Entrada gratuita

Outro Sertão (Os Anos de Guimarães Rosa na Alemanha)

Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco) Quarta-feira, às 18h e 19h30 (seguido de debate com a diretora Soraia Vilela) Entrada gratuita

  • Thomas Bernhard e seus

Começa hoje o StadtCuritba, a programação cultural paralela do 15.º Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos (Aleg). O evento principal, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um encontro de mais de 500 pesquisadores, germanistas e autoridades políticas que irão debater a pesquisa e a promoção da língua, literatura e cultura alemãs na América Latina. Para o público em geral, a mostra cultural ligada ao evento traz uma série de atrações de música, literatura e artes visuais.

Uma das atrações principais são os dois shows do cantor e compositor Jorge Mautner, que se apresentará amanhã e quarta-feira, acompanhado de sua banda, no Teatro da Reitoria. Amanhã à tarde, a Cinemateca de Curitiba exibe o documentário Jorge Mautner, o Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, que traz à luz a vida e obra do criador visionário, filho de refugiados europeus, cuja obra extrapola o campo musical para a filosofia. Para fechar o ciclo de Mautner na cidade, o artista fará a palestra A Música e as Cidades, na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Outro destaque da programação é a exposição Thomas Bernhard e Seus Seres Vitais que abre amanhã no Sesc Paço da Liberdade. A mostra itinerante reúne manuscritos originais, objetos, fotos e painéis sobre a obra do autor.

Perturbador

Bernhard (1931-1989) é um dos nomes mais importantes da literatura de língua alemã do século 20. Conhecido como "autor negativo", um artista do exagero e da provocação, entre suas principais obras estão O Imitador de Vozes, O Náufrago e Meus Prêmios, todos editados no Brasil pela Companhia das Letras.

De acordo com a tradutora e professora de alemão Ruth Bohunovsky, que intermediou a vinda da exposição para Curitiba, o material revela uma parte importante da biografia do autor. Ela conta que a chave para retratar o polêmico escritor é retratar duas pessoas que marcaram sua vida e obra, o avô materno e a mulher que viveu com ele nos seus últimos anos.

"Bernhard escreveu que cada um tem na vida pelo menos duas pessoas fundamentais, os seres vitais, expressão que ele criou", explica.

"Ele foi um perturbador cultural em um momento em que a Áustria estava precisando rever a sua própria história. Quando ele lançou seu primeiro romance, a crítica logo percebeu que havia um grande valor literário. Porém, sua postura pública e política sempre dividiram o país: há quem o ame, e quem o odeie na Áustria", observa.

Na programação paralela, ainda será possível ver o documentário Outro Sertão, sobre a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo, entre 1938 e 1942. A partir de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia.

A programação completa está diponível no site www.aleg2014curitiba.ufpr.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]