• Carregando...
Trecho da história em quadrinhos criada por Gustavo Brasman para promover a Megacon | Reprodução
Trecho da história em quadrinhos criada por Gustavo Brasman para promover a Megacon| Foto: Reprodução

Gratuito

Megacon

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Av. Sete de Setembro, 3.165), (41) 3310-4545. Hoje, das 10h às 19 horas. Entrada franca. Mais informações no site megaconbrasil.com.

Programação

Confira alguns dos destaques da Megacon, que tem cerca de 30 atrações ao longo deste sábado:

• 10h15

Palestra Viagens Espaciais

• 11h45

Palestra Utilização da Ciência na Ficção e na Fantasia

• 14h15

Lançamento do livro A Fúria do Cão Negro, de Cesar Alcázar

• 16h

Workshop de desenhos para histórias em quadrinhos

• 17h

Bate-papo Curitiba, Horror e Zumbis, com Paulo Biscaia Filho e Doca Soares

• Leia mais

Acompanhe a cobertura da Megacon pela reportagem da Gazeta do Povo em www.gazetadopovo.com.br/gaz.

Durante a tarde de hoje, um grupo de espadachins divide uma arena improvisada de duelos com aspirantes a bruxos que treinam batalhas com varinhas mágicas no pátio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Esse é um dos cenários prometidos para a primeira edição da Megacon, convenção de ficção científica e fantasia, que terá uma variedade bastante eclética de atrações para o público ligado em cultura pop e nerd.

O evento, que ocorre a partir das 10 horas com entrada gratuita, nasceu da mente do escritor curitibano Gustavo Brasman, um dos autores da série Crônicas dos Senhores de Castelo. Depois de frequentar encontros de fãs de Star Wars (Jedicon Curitiba) e de cultura japonesa (Shinobi Spirit), ele decidiu que faria uma convenção reunindo todos esses universos, nos moldes da Comic Con de San Diego, nos Estados Unidos.

De forma modesta, Brasman começou a reunir alguns amigos e ao lado de Valter Cardoso, Alexandre Mac Laren e Ricardo Takeyama organizou o evento. "Foi feito meio na garra", diz o responsável. Ele contatou pessoalmente fãs-clubes de gêneros bastante distintos para participar da programação.

"Teremos aficionados por Harry Potter, Senhor dos Anéis, Dr. Who, Star Trek e até [do desenho animado infantil] My Little Pony", revela o responsável. Além dos duelos de espada e varinha, o programa também tem exibição de filmes paranaenses, exposição de itens raros, estandes de produtos colecionáveis, concurso de cosplay (fantasias), palestras com especialistas e lançamento de livros.

Para garantir a adesão do público durante a Copa do Mundo, Brasman bolou um espaço exclusivo para exibição dos jogos. "Não queremos perder a participação de ninguém", brinca. O organizador até criou uma história em quadrinhos sobre a Megacon, que terá quatro mil exemplares distribuídos aos visitantes.

Cultura pop

O gaúcho Cesar Alcázar, autor de ficção fantástica, vem à Megacon para realizar o lançamento de seu livro A Fúria de Cão Negro, publicado pela editora curitibana Arte e Letra. "O ramo da fantasia e da ficção científica tem crescido muito no Brasil", observa o escritor. O ilustrador Affonso Solano também realiza uma sessão de autógrafos de seu O Espadachim de Carvão na ocasião.

Uma pesquisa recente do site Omelete apontou que Curitiba é a capital dos nerds (aficionados por cultura pop) no sul do país. Praticamente metade desse público é formado por pessoas com ensino superior completo. A organização da Megacon espera receber aproximadamente 900 pessoas. No evento oficial do Facebook, cerca de 2,5 mil convidados confirmaram presença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]