• Carregando...

Este sábado é Bloomsday, data que já se tornou uma tradição em Curitiba. Todo 16 de junho, desde o ano 2000, o Centro Paranaense Feminino de Cultura celebra o "Dia de Bloom", batizado em homenagem a Leopold Bloom, personagem do romance Ulisses, clássico de James Joyce (1882 – 1941).

A obra, famosa por ser muito citada e pouco lida, foi publicada em 1922. Nela, o irlandês Joyce apresenta um dia – justamente o 16 de junho de 1904 – na vida de Dublin, a capital irlandesa. Cada um dos 18 capítulos, escritos em estilos diferentes, corresponde a uma hora do dia, começando às 8 horas da manhã e avançando até a madrugada do dia seguinte. São três os personagens principais: Leopold Bloom, sua mulher, Molly Bloom, e Stephen Dedalus.

Neste sábado, às 16 horas, o professor de literatura Ivan Justen Santana, um dos organizadores do evento desde a sua primeira edição em Curitiba, realiza a palestra Diálogos em Torno do Ulisses: Joyce x Shakespeare – Dalton x Leminski. Em seguida, acontece o show dos Dublês de Dublin. Além de composições próprias, a dupla apresenta "Finnegans Wake", música folclórica que inspirou o título do romance mais difícil de Joyce – traduzido no Brasil como Finnicius Revém. A programação tem entrada gratuita.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, a sede da Cultura Inglesa resolveu bancar um Bloomsday aberto ao público e com entrada gratuita neste sábado, às 14 horas. O evento vai funcionar como um workshop sobre a obra de Joyce, organizado por professores da escola, abordando não apenas o Ulisses, mas também Dublinenses e Retrato de um Artista Quando Jovem. Será a primeira vez em que a data é comemorada na cidade.

Ulisses ficou célebre inclusive por explorar a técnica do chamado "monólogo interior", em que os pensamentos são apresentados ao leitor como se este tivesse acesso à mente dos personagens. A estrutura da narrativa, os episódios e até o título do livro são inspirados nos versos da Odisséia, de Homero.

Se, no clássico grego, o herói enfrenta provas extraordinárias – como o embate com o Ciclope –, o herói joyceano é um cidadão ordinário, Leopold Bloom, com problemas mundanos que vão de dificuldades no emprego até problemas no casamento.

Serviço

Bloomsday. Em Curitiba: Palestra com o professor Ivan Justen Santana e show com os Dublês de Dublin. Centro Paranaense Feminino de Cultura (R. Visconde do Rio Branco, 1.717), (41) 3232-8123. Hoje, às 16 horas. Entrada gratuita.

Em Ponta Grossa: Workshop sobre a obra de James Joyce com professores do Cultura Inglesa (R. Paula Xavier, 501), (41) 3223-2735. Hoje, às 14 horas. Entrada gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]