• Carregando...

Curitiba conta com programas culturais baratos e interessantes para hoje. É o caso da grade do Circuito Cultural Banco do Brasil, que disponibiliza atrações gratuitas de música, teatro e cinema. A terceira semana do evento, que já exibiu compactos dos festivais Anima Mundi (de animações) e É Tudo Verdade (de documentários), dedica-se à filmografia da cineasta carioca Lúcia Murat na mostra Encontro com o Cinema Brasileiro.

Hoje, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), serão exibidos, respectivamente, às 17h30, 19h30, e 21h30, os longas Brava Gente Brasileira, Doces Poderes e Quase Dois Irmãos. Os filmes cobrem a atuação de Murat entre 1996 e 2004. A diretora, jornalista de formação, vem à Curitiba amanhã para proferir uma palestra sobre sua atividade e responder às perguntas do público. O encontro é às 19h30 horas, amanhã, também no Auditório do MON. A entrada é franca, mas a organização pede a doação de dois quilos de alimento não-perecível.

Ainda pela agenda do Circuito BB, às 21 horas, o grupos musicais do Projeto Barroca e Trio Quintina apresentam-se no Guairinha. O espetáculo conjunto deverá fundir a pesquisa poética e musical regionalista do Barroca com o samba do Trio Quintina e sua fusões com jazz, tropicalismo e rock. A opção para o público infantil é a montagem de A Estrela Vésper pela Cia. Manoel Kobachuk e Teatro de Bonecos Dr. Botica. A partir de detalhada pesquisa antropológica, a história narra os mitos da cultura karajá, povo habitante do Brasil Central que guarda conhecimentos milenares sobre a natureza e seus mistérios. O espetáculo será encenado às 15h30, no Auditório do MON, com entrada franca.

Outro destaque é o compacto da mostra 29.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, exibido no Unibanco Arteplex. A programação de hoje, penúltimo dia da programação, conta com Humilhação, às 19 horas, e Violação de Domicílio, às 21 horas. O primeiro, uma produção japonesa dirigida e roteirizada por Masahiro Kobayashi, fala da Takai, uma menina que volta ao Japão depois de ser seqüestrada no Iraque ao trabalhar como assistente social. De volta à terra natal, ela é recebida com hostilidade e enfrenta dificuldades para retomar sua vida. Violação de Domicílio, direção do italiano estreante Saverio Costanzo, também narra uma situação de desajuste. A trama é focada nas histórias particulares de um casal palestino e seus cinco filhos que tem sua casa ocupada pelos soldados israelenses. Metaforicamente, a situação alude ao conflito entre Palestina e Israel. Hoje, os ingressos (que aos finais de semana custam R$13), têm valor reduzido para R$ 6.

Serviço: Circuito Cultural Banco do Brasil. Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999), (41) 3350-4400, a partir das 9 horas. Site: www.bb.com.br/cultura. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Unibanco Arteplex (Shopping Crystal Plaza, R. Comendador Araújo, 731), (41) 3223–2527. Site: www.unibancoarteplex.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]